Madeira

Preços na Região aumentaram 1,8% nos últimos 12 meses

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – em Fevereiro de 2022 na Região Autónoma da Madeira (RAM) "foi de 1,8%, superior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior", de acordo com os dados divulgados hoje pela Direcção Regional de Estatística da Madeira.

"Note-se que este indicador está em trajetória ascendente desde Fevereiro de 2021", refere a DREM, "tendo entrado em terreno positivo em Setembro do mesmo ano. O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 0,9%, valor superior em 0,3 p.p. ao observado no mês anterior", acrescenta.

Em termos mais específicos, "os bens registaram uma taxa de 2,4% e os serviços de 1,0%", sendo que "as variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes da 'Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis' (+2,4%) e dos 'Transportes' (+7,3%)", enquanto que "em sentido inverso, a classe da 'Educação' registou a maior variação negativa, com -2,8%, seguida da classe das 'Bebidas alcoólicas e tabaco', -1,0%".

Curiosamente, "no País, o IPC registou uma taxa de variação média de 1,8%, valor superior em 0,3 p.p. ao observado no mês anterior (1,5%)", igual ao da Madeira.

Já "em termos homólogos, ou seja, comparando Fevereiro de 2022 com o mesmo mês de 2021, a variação de preços foi de +3,6% (+4,2% no país), enquanto entre Janeiro e Fevereiro de 2022, a taxa de variação foi de +0,3% (+0,4% no País)", acrescenta a autoridade estatística regional.

Por fim, refere, "em Fevereiro de 2022, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, apresentou uma variação de +0,2% face ao mês anterior e de +2,0% se comparado com mês homólogo".