Bombeiros Sapadores de Santa Cruz sem direito a cerimónia de aniversário!

Tristeza patente em todo os homens desta corporação. O dia 22 de janeiro sempre foi um dia especial para este corpo de bombeiros. Na formatura, símbolo de respeito institucional, usam as melhores fardas com as botas enceradas até às solas, cabelos curtos e barbas aparadas. Treinavam a formatura, até à chegada dos nossos governantes. Ficavam à espera de discursos de reconhecimento e agradecimento, ou condecorações (uma seca que todos gostavam, até mesmo os civis). Celebrava-se a missa por todos estes homens e mulheres, depositavam-se ramos de flores aos bombeiros falecidos, e, logo de seguida, o tão desejado almoço e confraternização. Uma festa que não se celebra desde 2019. O COVID é a justificação para tudo, mas não poderá ser argumento para deixar de homenagear uma instituição que fez este ano, no dia 22 de janeiro de 2022, 90 anos de bem servir a população deste município. E a Câmara de Santa Cruz, nem um obrigado! Mas para fazer o teatro de vestir o colete da Proteção Civil durante um incêndio, que nem era neste concelho e no conforto da sua casa, isso o Presidente da Câmara não pensou duas vezes.

Se existe instituição que poderá decidir a existência ou não de celebrações é, sem dúvida, esta corporação que sente bem na pele as dificuldades que este vírus trouxe na vida de todos nós. Esta corporação nunca baixou os braços, dando resposta a todas as necessidades da população, ao longo desta pandemia. Muitas vezes, com grande sacrifício destes homens e das suas famílias. Todos nós sabemos que as nossas vidas começam a voltar ao normal, não seria óbvio celebrar o aniversário deste corpo de bombeiros? Na história deste corpo de bombeiros ficará, sem dúvida, esta atitude dos responsáveis pelos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz. Esperemos que seja o último ano de amnésia destes responsáveis!

Eu, como cidadão deste município, desejo parabéns “atrasados” a estes homens e mulheres, que estão sempre disponíveis a ajudar todos nós.

Obrigado por tudo o que fizeram, por mim e família e por tudo o que fazem por este concelho, mesmo sabendo que esta Câmara Municipal nada faz por vocês. Nós, munícipes, agradecemos e enaltecemos o vosso trabalho diário!

André Bruno Oliveira