Apelo para colaboração

No DN de 24 de fevereiro de 2022, nas cartas do leitor, página 22, a Sra. Maria de Lourdes Moniz, faz um apelo ao Sr. José Carvalho para colaborar consigo para cuidar das pessoas (filhos de Deus). É uma prosposta séria e saudável para cuidar desses seres, nossos irmãos e irmães.

A nossa sociedade está destituida dos princípios e dos valores cristãos. Que são: amar o próximo como a ti mesmo; na caridade, na tolerância, na ajuda fraterna, na cooperação e solidariedade.

A meados do século XX, a JOC--Juventude Operária Católica e a JEC--Juventude Estudande Católica construiram seis residências para seis famílias que viviam nas furnas do Tôco, próximo da Praia da Barreirinha.

O terreno foi cedido pela Câmara Municipal do Funchal, quando era o Presidente o Senhor Sardinha, que era, também, Diretor do Banco da Madeira.

O governador civil, Comandante Camacho de Freitas, deu a verba que era para os indigentes (pessoas muito pobres).

A JOC--Juventude Operária Católica e a JEC--Juventude Estudante Católica, realizaram várias atividades para angariar fundos para a construção das residências: Peças de Teatro, venda de rifas para sorteio de um automóvel,

Criação de pintaínhos para que as galinhas dessem ovos, e as vendas dos galos e as galinhas que deram boa verba monetária.

Houve a preocupação de dar trabalho, remunerado, aos casais, de modo a viverem com a digidade de pessoas humanas.

José Fagundes