Madeira

BE quer preservar património natural e geológico do Curral das Freiras

None

O Bloco de Esquerda Madeira realizou este domingo, 27 de Fevereiro, uma acção de contacto com a população do Curral das Freiras, em Câmara de Lobos, onde constatou que o projecto do teleférico do Curral "está envolto numa grande opacidade e falta de transparência", deixando questões ao Governo Regional quanto ao impacto ambiental e económico. 

Em nota enviada à comunicação social, o partido defende que o Curral das Freiras é "um património natural e geológico único no mundo que importa preservar" e lamenta a "descaracterização" da paisagem e a "destruição" daquele que é património, que está integrado na Rede Natura 2000, lembrando que o Governo Regional "tem o dever e a obrigação de proteger".

É importante recordar que os turistas que nos procuram elegem as belezas das paisagens naturais da ilha como o mais marcante e recomendável da visita. Portanto, continuar com opções de investimento que privilegiem o betão é um erro e dizer que o teleférico é ecológico é atirar areia para os olhos dos tolos. Qualquer intervenção humana na natureza tem efeitos directos nos ecossistemas e na biodiversidade das áreas alvo dessa intervenção. BE-M

O BE questiona quem será efectivamente o proprietário do investimento e sendo um privado, indaga por que é o Governo Regional "a gastar dinheiro dos contribuintes madeirenses num projecto privado".

Já agora, falta-nos saber se o Governo Regional não se prepara para incluir este projecto no PRR, o que seria grave, já que essas verbas são para medidas estruturais para benefício de toda a população e não para apoiar projectos privados ou que serão posteriormente concessionados a interesses privados. São tudo questões para as quais não há uma resposta do Governo.

"O Governo Regional gere o dinheiro dos impostos de todos os contribuintes madeirenses e porto-santenses e deve usá-lo para benefício de toda a população e não para o benefício de interesses privados", repara o Bloco de Esquerda, apontando que o executivo madeirense deve investir na segurança da população do Curral das Freiras, através da permanência de meios de socorro, da vigilância e limpeza constante das escarpas sobranceiras da freguesia e das suas linhas de água, bem como através da construção de uma nova via de acesso, com ligação directa ao centro do concelho.

Na nota emitida, o Bloco de Esquerda defende a promoção do turismo no Curral das Freiras através "da dinamização de outras actividade turísticas amigas do ambiente, como o pedestrianismo ou a observação das aves, da flora desta paisagem natural que é única e o principal motivo de atracção para os turistas". 

Sabemos que Miguel Albuquerque já disse, no seu típico tom de “quero, posso e mando”, que este projecto é para avançar, por isso questionamos se a avaliação de impacto ambiental, que será colocada em discussão pública no início de Março, não é um mero formalismo?; questionamos se a secretária do ambiente, o director regional do ambiente e o presidente do instituto das florestas e da conservação da natureza, que é também presidente de uma junta de freguesia e de 1 casa do povo e que tem se empenhado particularmente na defesa do teleférico, não serão meros fantoches ao serviço do PSD e dos interesses privados, e que pela sua actuação, não só neste caso, mas ao longo de vários processos ligados à área ambiental, nada têm feito pela defesa do património natural e ambiental do arquipélago da madeira, como aliás já ficou bem patente no projecto da estrada das Ginjas. BE-M