A Guerra Mundo

Putin elogia "heroísmo" das forças de operações especiais

None

O Presidente russo, Vladimir Putin, destacou hoje o heroísmo das forças de operações especiais do seu país, numa mensagem de felicitação por ocasião da celebração do dia daquele corpo das Forças Armadas.

"Especial reconhecimento àqueles que cumprem heroicamente o seu dever militar no decurso a operação especial para prestar ajuda às repúblicas populares de Dombás", disse o chefe do Kremlin numa mensagem de vídeo aos elementos das forças de operações especiais.

A Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, 24 de fevereiro, através da Bielorrússia ao norte, da Crimeia, território ucraniano que anexou em 2014, ao sul, e do território russo a nordeste e a leste.

Na ocasião, Putin anunciou o início de uma "operação militar especial" na Ucrânia, em resposta a um pedido de ajuda das repúblicas populares de Dombás, reconhecias por Moscovo como estados independentes.

As autoridades ucranianas contabilizaram já a morte de pelo menos 198 pessoas, incluindo civis, desde o início da invasão russa.

O ataque russo tem sido amplamente condenado em todo o mundo e vários países, com destaque para os ocidentais, aprovaram sanções económicas para punir o regime de Moscovo.