A Guerra Mundo

China freta aviões para retirar chineses da Ucrânia

Foto EPA/MARTIN DIVISEK
Foto EPA/MARTIN DIVISEK

A embaixada da China na Ucrânia comunicou a organização de voos 'charter' para retirar cidadãos chineses que queiram abandonar a Ucránia, alvo de uma ofensiva militar russa desde a madrugada de hoje, que Pequim não condenou.

Na Ucrânia estão cerca de 6.000 chineses, segundo Pequim, e a embaixada iniciou um processo de registo para quem pretende deixar a Ucrânia, anunciando que encerrará domingo o processo, mas não facultou detalhes sobre a data dos voos.

"A situação na Ucrânia deteriorou-se rapidamente e os nossos cidadãos e empresas chinesas na Ucrânia enfrentam um elevado risco em termos de segurança", disse a embaixada em comunicado divulgado.

"Iniciámos o check-in para preparar procedimentos para a transferência em voos charter... O horário dos voos será confirmado com base na situação de segurança dos voos, e será anunciado com antecedência", adiantou a embaixada.

Na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse ao homólogo russo, Sergei Lavrov, que a China entende "as preocupações de segurança razoáveis da Rússia".

O presidente russo, Vladimir Putin, lançou hoje uma ofensiva militar na Ucrânia, argumentando tratar-se de uma "operação militar especial" para "desmilitarizar e desnazificar" a Ucrânia.

O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU.