Coronavírus Madeira

Projecto ‘Sénior Saudável’ abordou a vacinação na Ribeira Brava

None

Arrancou hoje na Ribeira Brava o projecto ‘Sénior Saudável’ que resulta de uma parceria entre a Universidade Sénior e o Centro de Saúde da Ribeira Brava.

Este primeiro encontro abordou o tema da vacinação e juntou o autarca Ricardo Nascimento, a enfermeira chefe do SESARAM, Fátima Fernandes, e as enfermeiras do Centro de Saúde da Ribeira Brava, Helda Andrade e Márcia Silvado que abordaram a importância da vacinação e desmistificaram os preconceitos existentes nesta vertente da saúde.

“A principal intenção é sensibilizar as pessoas para certas campanhas que estão em curso no Centro de Saúde e na Região contra a gripe e a covid-19, bem como desmistificar o preconceito que as pessoas têm em relação à vacinação”, começou por explicar Helda Andrade, adiantando que esta iniciativa é uma forma de "garantir a imunidade em grupo e alertar para a importância de proteger-se a si e as pessoas que estão em seu redor”.

Segundo a enfermeira, cada pessoa tem o dever de reflectir sobre aquilo que quer e, neste caso, tem a responsabilidade de decidir qual é a saúde que pretende.

A enfermeira chefe do SESARAM acrescentou o papel fulcral da vacinação na manutenção de uma comunidade protegida e saudável, reforçando que este é um meio para a prevenção de certas doenças e uma garantia para uma melhor qualidade de vida.

O presidente da Câmara complementou as considerações da enfermeira chefe ao enaltecer as linhas de acção que a Universidade Sénior tem promovido ao longo do ano, desde palestras informativas a atividades desportivas, afirmando que “todas estas acções são um contributo para a saúde e protecção da comunidade em geral”.

Ricardo Nascimento aproveitou para recordar que “a saúde que temos é, muitas vezes, a imagem daquilo que fazemos no nosso dia a dia e, por isso, torna-se essencial aprender a agir de forma correta para com o nosso próprio corpo”.

O projecto ‘Sénior saudável’ volta a realizar-se em Janeiro com um tema diferente para estimular a adopção de estilos de vida saudáveis entre a população, bem como alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das patologias mais comuns em idades mais avançadas.