Madeira

Uma centena de alunos da Ribeira Brava foi socorrista por um dia

None

Decorreu, ontem, na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (EBSPMA), na Ribeira Brava, a actividade 'O Direito de ser socorrido e o Dever de saber Socorrer', iniciativa do Grupo Disciplinar de Biologia daquele estabelecimento de ensino.

Ao longo de toda manhã, passaram pela sala de sessões daquela escola, cerca de 100 alunos dos 2.º e 3.º ciclos de escolaridade, tendo-lhes sido na ocasião demonstrados procedimentos de socorro básico de vida, nomeadamente: em situações de obstrução das vias aéreas, em adultos e em crianças; situações de vítima inconsciente, com particular ênfase para as situações de vítimas em paragem cardiorrespiratória. Procedimentos estes que os alunos, depois, tiveram oportunidade de praticar.

Segunda a organização esta iniciativa decorreu “de forma muito satisfatória”, já que “o entusiasmo e empenho evidenciados pela generalidade dos alunos atestam que a mensagem de que o socorro primário pode fazer toda a diferença e salvar vidas foi acolhida pelos estudantes”.

Os responsáveis pela actividade, citados em nota de imprensa, consideram ainda que "a temática dos Primeiros Socorros, e do Suporte Básico de Vida em particular, tem sido de certa forma negligenciada nos currículos dos ensinos básico e secundário, uma vez que vem sendo abordada de forma 'avulsa' e não de forma consistente e regular como entendem que deveria acontecer, designadamente dos 5.º aos 12.º anos".

Por entenderem que "as escolas têm deveres e responsabilidades acrescidas na sensibilização e educação para esta temática que tanto afecta o quotidiano", referem que iniciativas como esta "são para repetir", noutros moldes, ainda no presente ano lectivo.