Madeira

Ribeira Brava aprova orçamento de quase 22 milhões de euros

None

O município da Ribeira Brava terá, no próximo ano, um orçamento de 21 milhões e 870 mil euros, um valor superior ao de 2022 em três milhões de euros.

A proposta foi hoje aprovada em reunião de câmara, por maioria, com uma abstenção do PS, e apesar de ser um orçamento "muito ambicioso, é executável", disse o presidente da Ribeira Brava, Ricardo Nascimento, que olha para o próximo ano como sendo de muito trabalho autárquico, fruto dos projectos que tem para colocar no terreno.

Numa nota enviada pela autarquia é explicado que este orçamento pretende dar resposta aos projectos de desenvolvimento do concelho e prestar apoio à população, aos empresários e ao comércio, de forma a dinamizar a localidade e potenciar a criação de emprego.

Este é o maior orçamento municipal da gestão de Ricardo Nascimento desde 2013, altura em que tomou conta dos destinos do concelho, e priorizou a reabilitação urbana.

Nesta matéria, prevê-se a reabilitação de todo o centro histórico da vila, num investimento de 5,4 milhões de euros através de fundos comunitários e de um empréstimo camarário, bem como a reabilitação do centro de São Paulo (zonas altas da Ribeira Brava) e do centro da freguesia da Serra de Água.

Além deste investimento, o orçamento contempla a construção do Caminho da Pedra, no Campanário, uma promessa de campanha do autarca, orçada em um milhão de euros, assegurado pelo PRODERAM e pelos cofres da autarquia.

O Caminho do Salão, na Tabua, e o caminho do Tranqual, em Campanário, serão também uma realidade.

Em termos de rede viária, a manutenção de estradas e caminhos municipais, o alargamento de algumas veredas de forma a permitir que o carro chegue à casa das pessoas, vai absorver quase dois milhões de euros.

Este orçamento mantém a aposta na área social, na educação e no associativismo. “Vamos continuar a apoiar as famílias carenciadas do concelho na reabilitação das suas habitações e vamos aumentar o apoio aos idosos na aquisição de medicamentos, passando o plafond anual de 120 para 150 euros”, afirmou o presidente da Câmara, salientando que haverá também um aumento de 5% nas verbas a transferir para as associações culturais e desportivas do concelho, as associações de cariz social e a associação de Bombeiros da Ribeira Brava.

No que diz respeito à educação, a autarquia vai continuar a ajudar as crianças e jovens desde o infantário à universidade, com destaque para o aumento das bolsas de estudo no valor total de 550 euros anuais.

Outro aumento previsto para 2023 vai contemplar as quatro Juntas de Freguesia. Em 2022, Nascimento duplicou as verbas, passando de 100 para 200 mil euros, e agora volta a reforçar os valores em 50 mil euros, perfazendo um total de 250 mil euros, o que equivale a mais de 70% da verba do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF).

Perante o elevado custo de vida que é sentido por todos, até pela própria autarquia na aquisição de bens e serviços e ao nível das empreitadas, Ricardo Nascimento espera que este orçamento possa ajudar as famílias e consiga trazer mais desenvolvimento, investimento e dinamismo à Ribeira Brava.