Madeira

Santo António aprova orçamento de 830 mil euros

Junta de Freguesia aposta mais 35% nos Apoios Sociais face ao ano anterior

None

A Assembleia de Freguesia de Santo António reuniu-se na passada quinta-feira, 29 de Dezembro, para apreciar, discutir e votar o Orçamento e o Plano Plurianual de Investimentos e Actividades para 2023, ambos os documentos aprovados por maioria e sem votos contra.

Da reunião resultaram também a aprovação das taxas dos serviços administrativos e do mapa de pessoal.

Satisfeito com a aprovação dos documentos orientadores da política económica da freguesia para o ano 2023, o presidente do executivo PSD/CDS realçou que do orçamento constam um "maior investimento na área social e a aposta nas novas gerações, procurando responder aos desafios que se colocam devido à crise inflacionária, que afecta as famílias de Santo António, particularmente aquelas que já sofriam dificuldades económicas antes da crise”.

Conforme explica Ilídio Castro, face a 2022, o orçamento prevê um incremento de 35% na rubrica dos Apoios Sociais, que se traduzirá em mais ajuda alimentar à população economicamente carenciada e mais apoio ao pagamento de contas de electricidade, gás, água e medicamentos. Globalmente, para Funções Sociais, foram reservados 152 mil euros.

Para Ilídio Castro, o documento aprovado “continua a revelar uma aposta clara nos mais jovens, na medida em que reflecte o apoio cada vez mais abrangente aos alunos do ensino superior, mas também às crianças que frequentam estabelecimentos de ensino na freguesia”.

No que respeita ao investimento no ensino, a aposta vai para a continuidade do ‘Prémio de Mérito Escolar’, “um incentivo à meritocracia, cujo principal objectivo é recompensar o esforço, a dedicação e o empenho dos nossos jovens”, afirmou.

A este propósito, o presidente da Junta de Freguesia salientou também o aumento do número de Bolsas de Estudo atribuídas a estudantes universitários com residência na freguesia, que atingirá no próximo ano o montante de 42 mil euros, beneficiando quase uma centena de alunos abrangidos pela medida.

Ilídio Castro acrescentou ainda que o executivo irá reforçar investimento em pequenas obras de proximidade, melhorando a acessibilidade das pessoas às suas habitações, bem como a limpeza dos caminhos e veredas da freguesia.