Artigos

A esperança no futuro e na Madeira que somos

Virámos, juntos, mais uma página da nossa história e estamos mais do que preparados para continuar a virar muitas mais

Neste tempo de Festa – que voltamos a celebrar da forma singela e com o espírito único que tão bem nos caracteriza nesta quadra – fazem-se votos para um Novo Ano sempre melhor e capaz de corresponder às nossas pessoais e profissionais expetativas, sejam individuais ou aquelas que nos unem em nome do bem comum.

Olhamos e seguimos em frente, com confiança e esperança redobradas, para um Novo Ano que se inicia e que traz consigo novas oportunidades e grandes desafios por superar.

Mas é também importante que se olhe para o ano que agora finda, regozijando-nos com tudo aquilo que fomos capazes de conquistar e valorizando-nos enquanto povo exemplar que, mais uma vez, soube estar à altura de todas as exigências e que, conforme é seu apanágio, nunca virou as costas às dificuldades.

Ao contrário de outros, não temos memória curta nem omitimos a nossa história, seja ela recente ou mais longínqua.

Nem tampouco projetamos o futuro sem olharmos para o passado, tanto mais quando, não raras vezes, é esse passado que nos inspira, orgulha e motiva a seguir em frente, com passos firmes, seguros e ainda mais confiantes no trabalho que temos a desenvolver.

Importa lembrar que a Região enfrentou, em 2020 e 2021, a maior crise de saúde pública de que há registo, com graves repercussões sociais e económicas que hoje estão felizmente ultrapassadas graças à força e resiliência do nosso povo e à visão certeira de um Governo Regional que, sem qualquer apoio do Governo da República, soube governar e encontrar, para bem de todos nós, as melhores e mais eficazes respostas.

Importa lembrar que graças a esta visão, materializada em apoios concretos aos cidadãos, às famílias, às empresas e aos mais desfavorecidos, a Região venceu esta crise, numa recuperação já evidente em 2021, que se veio a confirmar em 2022, com alguns dos principais setores da nossa economia a crescer acima dos valores registados antes da pandemia, com impactos diretos na baixa taxa de desemprego e com um PIB que deverá ser recorde este ano.

Resistimos, não tivemos medo de decidir e acreditámos, sempre, naquilo que muitos questionaram.

Soubemos promover a recuperação económica e social, lutámos e cumprimos as melhores respostas a toda a população, reinventando a nossa forma de estar e de ser e defendendo, sempre e em primeiro lugar, os interesses da Madeira e de todos os Madeirenses.

Fomos exemplo, salvaguardando a estabilidade que, para nós, sempre foi prioritária e agindo em conformidade com as expectativas e a responsabilidade de corresponder a quem nos elegeu. Isto ao contrário do que atualmente sucede a nível nacional, com um País a ser (des)governado por gente que, diariamente, se esquece dos seus compromissos, vive da trapalhada que nos envergonha, perdendo, aos poucos, toda a sua credibilidade política e capacidade para gerir ou decidir os destinos de Portugal.

Enquanto Partido, mantivemos a nossa unidade na ação. Regressámos aos nossos grandes eventos e fortalecemos, localmente, a proximidade às nossas gentes. Reforçámos a nossa dinâmica e a nossa garra. Os nossos valores e princípios. A nossa identidade, tão bem expressa em cada um dos nossos Militantes que são, conforme reitero, a alma do PSD/Madeira e o motor de tudo aquilo que fazemos a favor da nossa terra e que queremos continuar a fazer.

Virámos, juntos, mais uma página da nossa história e estamos mais do que preparados para continuar a virar muitas mais, conscientes dos desafios que se nos colocam neste novo ano, designadamente políticos, e ainda mais convictos de que, mesmo numa conjuntura europeia completamente desfavorável e embora assistindo a uma governação nacional instável e desacreditada, continuaremos a encontrar as melhores soluções, honrando o compromisso que nos move em prol de uma Madeira que seja sempre exemplo de desenvolvimento e evolução, de crescimento, de estabilidade, de paz social, de solidariedade e onde todos, sem exceção, dos mais aos menos jovens, saibam encontrar o seu espaço de realização.

Continuemos juntos, neste caminho pela Madeira que somos.

É sobre cada um de nós, Madeirenses, que recai a responsabilidade de continuarmos a construir uma Região que nos orgulhe e que abra novas e melhores perspetivas de futuro.

Estou certo de que, tal como reza a história, saberemos estar à altura.

Mantendo vivo o sonho de ir sempre mais além, sabendo exatamente para onde queremos ir e tendo por base uma esperança redobrada no que somos e no muito que temos por conquistar.

Feliz Ano Novo!