Desporto

Poucos "levaram o nome do nosso país tão longe"

None

o Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, que toma posse no domingo, afirmou que "poucos brasileiros levaram o nome" do país como Pelé, que morreu hoje aos 82 anos.

"Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele. Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: "Pelé"", declarou Lula da Silva na sua conta oficial do Twiter.

O futuro Presidente brasileiro lembrou ainda que teve "o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram".

 "Eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em golo", acrescentou.

Confessou ainda que tinha raiva de Pelé, porque ele marcava golos constantemente ao Corinthians, clube de Lula da Silva, mas que o admirava. "A raiva logo deu lugar à paixão de vê-lo jogar com a camisa 10 da Seleção Brasileira", completou.

"Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona...  Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé", concluiu o futuro Presidente brasileiro.

Pelé, nascido a 23 de outubro de 1940 na cidade Três Corações, em Minas Gerais, foi o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, marcou 77 golos nas 92 internacionalizações pela seleção brasileira e jogou pelo clube brasileiro Santos e pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos.

Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998 e eleito o desportista do século pelo Comité Olímpico internacional (1999) e futebolista do século pela FIFA (2000).

Minutos antes, a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff agradeceu os sorrisos que o 'Rei' proporcionou.

"Obrigada pelos sorrisos que proporcionou. Pelas lágrimas de emoção. Pelos gritos de gol. Obrigada pelas alegrias que deu ao povo brasileiro e aos povos do mundo. Ninguém foi um rei tão amado. Transmito às brasileiras e brasileiros e à sua família meu imenso pesar", escreveu.