Madeira

Inflação atinge os valores mais elevados desde os anos 90 na Madeira

A taxa de inflação subiu aos 5,6% em Setembro de 2022, o valor mais elevado desde Março de 1995; variação homóloga aumentou para 8,0%, o valor mais elevado desde Setembro de 1992

None

A Direcção Regional de Estatística da Madeira divulgou, hoje, um novo número do Boletim Trimestral de Estatística, dedicado ao 3.º trimestre de 2022

A pressão nos preços na Região Autónoma da Madeira voltou a acelerar, com a taxa de inflação (variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor - IPC) de Setembro de 2022 a subir aos 5,6%, correspondente ao valor mais elevado desde março de 1995. A variação homóloga também aumentou, para 8,0%, sendo este o valor mais elevado desde Setembro de 1992.

A conclusão é do Boletim Trimestral de Estatística ferentes ao 3.º trimestre de 2022.  De salientar que generalidade dos indicadores estatísticos, mostra uma evolução positiva, no período analisado, quando feita a comparação em termos homólogos.

Eis as restantes conclusões:

No 3.º trimestre de 2022, a taxa de desemprego regional fixou-se em 6,2%, valor inferior em 1,1 pontos percentuais (p.p.) em relação ao trimestre anterior e face ao trimestre homólogo.

No trimestre em análise, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador registou uma variação homóloga de 3,9% na Região, situando-se nos 1 272 Euros.

Os dados de natureza monetária, produzidos pelo Banco de Portugal e que a DREM redifunde, mostram que o rácio de empréstimos vencidos das sociedades não financeiras se fixou nos 2,5%, em setembro de 2022, 0,6 p.p. acima do valor registado no trimestre homólogo.

De acordo com os dados da SIBS, no trimestre em análise, os levantamentos adicionados às compras através de terminais de pagamento automático, consideradas no seu conjunto, atingiram um montante de 654,5 milhões de euros, 494,1 milhões de euros com cartões nacionais e 160,3 milhões de euros com cartões internacionais. Estas verbas assinalam aumentos homólogos de 17,7%, 11,3% e de 42,8%, respetivamente.

No trimestre em referência, o saldo entre sociedades constituídas e dissolvidas na RAM foi positivo (+98 sociedades), pois o número de constituições de sociedades (278 com sede na RAM foi maior que o número de dissoluções (180).

No sector da agricultura, a comercialização de banana na primeira venda, no 3.º trimestre de 2022, registou uma variação positiva face a idêntico trimestre do ano anterior (+11,2%), o mesmo sucedendo com a produção de ovos (+15,7%). Por sua vez, o abate de frango recuou 9,0%.  Ainda no sector  primário, o valor da pesca  descarregada  registou uma  diminuição de 3,2%, em termos homólogos, explicada pelo comportamento das capturas de atum e similares, que caíram 45,0%.

No domínio da energia, é de referir que a emissão de eletricidade (cuja evolução consiste na melhor aproximação à variação da produção/consumo que está disponível em termos infra-anuais) aumentou 2,2% em termos homólogos, no trimestre em análise.

Na construção, a comercialização de cimento (primeira venda) registou, no 3.º trimestre de 2022, um decréscimo de 5,9% face ao mesmo período do ano passado. Ainda, neste mesmo trimestre, o número de edifícios licenciados registou um aumento homólogo de 7,9%, enquanto os alojamentos familiares transacionados tiveram uma subida de 34,5% em relação ao mesmo trimestre de 2021.

Por sua vez, a comercialização de vinho Madeira verificada no 3.º trimestre de 2022 registou uma variação homóloga negativa, quer na quantidade (-10,0%), quer no valor (-5,2%).

No trimestre em referência, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM voltou a registar um acréscimo assinalável (+49,2%) em termos homólogos, em linha com as dormidas e os proveitos totais no alojamento turístico, que aumentaram 38,7% e 45,0% face ao mesmo trimestre do ano anterior, respetivamente. Nos transportes marítimos, o movimento de mercadorias nos portos da RAM também cresceu 9,2%, no 3.º trimestre de 2022, em termos homólogos.