País

Preço da gasolina simples este mês abaixo dos valores do início do ano

None
Foto Shutterstock

O preço da gasolina simples 95 esteve, este mês, em valores inferiores aos registados em janeiro, antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, segundo os preços médios publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

De acordo com os preços, publicados no Portal Preços dos Combustíveis Online da DGEG e consultados pela Lusa, na semana passada a gasolina custava, em média, 1,58 euros por litro, tendo iniciado o ano a 1,66 euros por litro.

Já o gasóleo simples era em janeiro mais barato do que agora, ainda que também tenha registado uma queda no preço em dezembro. Assim, este combustível começou o ano a custar 1,49 euros por litro e neste momento ronda os 1,61 euros por litro.

Estes preços médios significam que a gasolina está, neste momento, com preços inferiores ao gasóleo, algo que aconteceu várias vezes durante o ano, contrariando a tendência histórica.

O preço dos combustíveis disparou este ano, com o impacto da guerra na Ucrânia a fazer subir o valor do barril do petróleo, que em junho chegou a ultrapassar os 140 dólares.

A gasolina atingiu e ultrapassou a barreira dos dois euros por litro durante 70 dias este ano, tendo o gasóleo atingido níveis semelhantes em 28 dias, com junho a ter os preços mais elevados, segundo os dados da DGEG.

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobe esta semana 1,8% na gasolina e 0,3% no gasóleo, segundo um relatório divulgado esta semana pelo regulador.

De acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da ERSE, para a semana de 26 de dezembro a 01 de janeiro, o preço eficiente (preço médio semanal) antes de impostos é de 0,813 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,012 euros por litro para o gasóleo simples.

Após impostos, o preço fica nos 1,631 euros por litro para a gasolina 95 e nos 1,666 euros por litro para o gasóleo.