País

Registadas mais de 30 ocorrências em Lisboa devido à chuva forte

Comerciantes retiram mercadoria danificada do interior de uma loja em Algés, depois das inundações registadas a 13 de Dezembro devido ao mau tempo.
Comerciantes retiram mercadoria danificada do interior de uma loja em Algés, depois das inundações registadas a 13 de Dezembro devido ao mau tempo., Foto Tiago Petings / LUSA

Os Sapadores Bombeiros de Lisboa registaram, em cerca de duas horas, mais de três dezenas de ocorrências devido à chuva forte que caiu na cidade, provocando várias inundações e o corte ao trânsito no túnel da Avenida João XXI.

Em declarações à agência Lusa, fonte dos sapadores avançou que, entre as 10:00 e as 12:00, "houve um pico de ocorrências, 34, sendo atualmente a única zona critica o túnel da Avenida João XXI, que se encontra fechado ao trânsito".

"Um pouco por toda a cidade foram registadas inundações, sobretudo na zona ribeirinha de Pedrouços, o Eixo Norte-Sul próximo da Avenida de Ceuta e a Estrada de Chelas", avançou o responsável.

De acordo com a mesma fonte, além das inundações em espaços públicos, há a registar "diversos lençóis de água um pouco por toda a cidade que se vão resolvendo por si próprios".

"Com o tempo a melhorar, os lençóis de água vão-se resolvendo e os operacionais vão-se mantendo nos locais das inundações para resolver as situações", disse.

O responsável adiantou ainda não ter previsão para a abertura ao trânsito no Túnel da Avenida João XXI, que liga o Campo Pequeno à Avenida Afonso Costa, no Areeiro.

O distrito de Lisboa esteve sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre as 10:00 e as 11:00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, ocasionalmente acompanhada de trovoadas.

O IPMA estendeu depois esse aviso até às 12:00.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.