Madeira

Albuquerque vai ao Mercado festejar "ano de excepcional crescimento económico"

Foto Miguel Espada/Aspress
Foto Miguel Espada/Aspress

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, admitiu, ao início desta tarde, que o ano de 2022 superou as melhores expectativas que tinha em termos do desempenho da economia da Madeira e elegeu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como a figura internacional do ano, e o presidente do PSD, Luís Montenegro, como a figura nacional. Um balanço feito pouco antes de um almoço de carne de vinho d'alhos num restaurante do Mercado dos Lavradores, uma tradição pessoal na qual foi acompanhado pelos restantes membros do Governo Regional.

"Foi um ano de excepcional crescimento económico da Madeira. Nós vamos atingir o maior Produto Interno Bruto (PIB) da História da Madeira, superior mesmo a 2019. Isso significa que todos os madeirenses e portossantenses conseguiram manter um activo de confiança, que levou a que se mantivesse o investimento privado, em conjugação com o investimento público", disse o governante, que espera que o PIB no corrente ano seja superior aos 8% registados em 2021. O nível de população empregada (quase 126 mil pessoas) foi outro factor destacado.

Em relação ao próximo ano, Albuquerque mostrou optimismo. Há boas perspectivas para o turismo em Janeiro e Fevereiro e espera ver algum abrandamento da inflação no segundo semestre. Explicou que os preços da generalidade dos produtos ficaram mais caros devido à subida das taxas de juros e à guerra na Ucrânia, mas admitiu o "aproveitamento" por parte de alguns agentes económicos. Deu o exemplo do preço das "verduras", que subiu injustificadamente 24%. A este respeito, admitiu alguma "intervenção" das entidades públicas.

No ano de 2023 há eleições regionais e sobre isso o presidente do Governo e líder do PSD adiantou que o seu partido avança com "mobilização" e "como se fosse a primeira vez", mostrando confiança no programa designado 'Compromisso Madeira'.