Madeira

Economia regional cresceu em Setembro, embora desacelerando

Foto DREM
Foto DREM

O Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE) revela que, no mês de Setembro de 2022, a actividade económica regional cresceu, mas a um ritmo inferior ao registado no mês anterior, aproximando-se 'perigosamente' da queda. Nesse mês, o IRAE ficou no 1%, mas já esteve em 8,7% em Abril.

"Como a DREM referiu na primeira divulgação do IRAE, em Outubro de 2017, o objetivo do mesmo é 'sinalizar o comportamento da atividade económica, nomeadamente no que se refere à sua direção e magnitude das flutuações: se esta se encontra em terreno positivo ou negativo, as acelerações, desacelerações e a identificação de pontos de viragem'", esclarece a autoridade estatística regional. "O seu valor quantitativo, assume por isso uma importância secundária, não se apresentando o mesmo como um substituto da variação real do Produto Interno Bruto, a ser apurada com um conjunto mais variado e completo de informação estatística, muito embora haja uma forte correlação entre as duas variáveis", relativiza.

Destaque-se ainda que "o IRAE é sujeito a revisão de dados sempre que a informação final das Contas Regionais fica disponível. Neste sentido, nesta divulgação, o IRAE foi recalculado, o que teve como consequência uma revisão dos valores anteriormente divulgados e uma menor amplitude das variações do passado mais recente", esclarece. "No que respeita a 2021, tal como sucedeu nos anos anteriores, o IRAE mostrou-se em linha com a variação real do PIB daquele ano", frisa.

Também, em conjunto com o IRAE, foi divulgada a Síntese Económica de Conjuntura, que faz o 'retrato' da "situação da economia da RAM em Setembro de 2022 a partir de 6 temas", sendo "de sublinhar que muitos dos indicadores", referentes a esse mês, "mostram uma desaceleração no crescimento, o que se deve, naturalmente, à progressiva normalização na actividade económica que se verificava no período homólogo", justifica.

Actividade Económica

"Conforme acima referido, a atividade económica regional, em setembro de 2022, embora em crescimento, desacelerou face ao mês anterior.

A recuperação do setor do turismo deu um importante contributo para aquele desempenho, já que as dormidas (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas) subiram 34,4% nesse mês, contudo, abaixo dos 64,2% de agosto.

A emissão de energia elétrica – um indicador associado à evolução da atividade económica – ainda que em crescimento (+2,2%), também desacelerou em relação ao mês anterior (+4,0%). Em terreno negativo, está a introdução no consumo de gasóleo, que, em setembro de 2022, decresceu 4,9% (-1,4% em agosto), dando continuidade a uma tendência iniciada em abril último, primeiro de desaceleração e, a partir de agosto, de queda.

Analisando o rácio das sociedades constituídas e dissolvidas, verifica-se que, em setembro de 2022, por cada sociedade dissolvida na Região foram criadas 1,5 novas sociedades, o mesmo rácio do mês anterior e muito próximo dos níveis dos primeiros três meses deste ano."

Consumo Privado

"Um dos indicadores reveladores da evolução do consumo privado são as operações da rede SIBS com cartões emitidos por bancos nacionais. Observando os montantes dos levantamentos e compras com cartões nacionais através de terminais de pagamento automático, verifica-se um crescimento de 11,3% em setembro de 2022, ligeiramente abaixo do mês precedente (11,6%), confirmando a tendência de desaceleração que se verifica desde maio passado.

Contrariamente ao gasóleo, a introdução no consumo de gasolina acelerou, com a variação homóloga a subir para 8,3%, em setembro, quando tinha sido de 7,1% em agosto de 2022.

A venda de automóveis novos ligeiros de passageiros voltou a abrandar no mês em referência, embora tenha crescido 5,4% em termos homólogos (+18,3% em agosto)."

Investimento

"A maioria dos indicadores do domínio do investimento estão, em setembro de 2022, em desaceleração: o licenciamento de edifícios (+7,9%; +29,9% em agosto), a avaliação bancária de habitação (+11,8%; +12,5% no mês anterior) e o saldo dos empréstimos para habitação (+3,2%; +3,6% em agosto). No mês em referência, as vendas de cimento caíram 5,9% (+0,4% em agosto) enquanto as vendas de automóveis novos ligeiros de mercadorias registaram um decréscimo de 66,9%."

Procura Externa

"Embora o comércio com o estrangeiro seja apenas uma pequena fatia do comércio global que a Região efetua (a maior parte do qual com o Continente), é de assinalar que, quer a exportação (+44,0%), quer a importação de bens (+18,6%) apresentaram a mesma tendência que o movimento de mercadorias nos portos (+9,2%; +12,6% no mês anterior), indicador mais abrangente no que respeita à dinâmica do comércio com o exterior. Nos restantes indicadores, e em setembro de 2022, observa-se que o crescimento no movimento de passageiros nos aeroportos (+49,2%; +72,7% no mês anterior) está em linha com os levantamentos e compras, com cartões internacionais, através de terminais de pagamento automático (+42,8%; +62,7% no mês anterior)."

Mercado de Trabalho

"Os dados provenientes dos organismos que tutelam a área do Emprego no País e na Região mostram, em setembro de 2022, um decréscimo das ofertas de emprego (-6,8%) e um acréscimo, tanto nos pedidos de emprego (+7,1%), como nos desempregados inscritos ao longo do mês (+8,0%)."

Preços

"Em setembro de 2022, a taxa de inflação homóloga, que se fixou em 8,0%, desacelerou face ao mês anterior, sendo agora mais pronunciada nos bens (+8,5%) do que nos serviços (+7,1%). A inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos) foi de 7,4%."