País

INEM alvo de ataque informático que não afectou actividade médica pré-hospitalar

None
Foto Shutterstock

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou que foi hoje alvo de um ataque informático, esclarecendo que este não teve impacto nos sistemas críticos nem afetou a atividade médica pré-hospitalar.

O INEM adiantou, em comunicado, que "até à data, não existe evidência (prova) de que os dados tenham sido comprometidos", referindo que foram "prontamente ativados os protocolos de segurança previstos" para situações desta natureza e "implementadas as medidas de resposta necessárias".

No decurso da ativação destes procedimentos, o INEM notificou de imediato o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e a Polícia Judiciária, acrescenta a nota.

O INEM assegura que continuará a supervisionar as suas redes informáticas em permanente contacto com as entidades competentes, com as quais trabalha em estreita e permanente articulação.

Este ataque ao sistema informático do INEM sucede-se a outros que afetaram vários organismos do Estado nos últimos meses.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.