5 Sentidos

‘Achas que sabes jogar?’ encerra Mostra de Teatro do Conservatório

Espectáculo de criação criativa estreia na Casa da Cultura de Câmara de Lobos às 21 horas

None

‘Achas que Sabes Jogar?’, apresentado pelos alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Teatro, é o espectáculo de encerramento da edição de 2022/2023 da Mostra de Teatro Juvenil ‘Sub-18’, organizada pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. As duas sessões do espectáculo decorrerão no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, nos dias 15 e 16 de Dezembro, com início agendado para as 21 horas. 

‘Achas que Sabes Jogar?’ é um espectáculo de criação colectiva, que começou com um grupo de jovens que decidiram colocar em palco temas relacionados com a vida. Nas palavras da directora artística do espectáculo e professora orientadora do grupo, Diana Pita, “ser jovem, nos dias de hoje, tem muitos desafios: olham para trás e para a frente e pensam o que será o futuro, estão numa “casa” onde as suas decisões reflectem o dia de amanhã. Criar algo sobre a vida e os seus acontecimentos inesperados tornou-se o foco do trabalho neste primeiro período”. Assim, este projecto propõe fazer uma busca por uma reflexão como a sociedade entende e percebe a felicidade e o sucesso, e a relação destes com dinheiro, casamento, filhos, política, saúde, educação, etc. Para além do teatro, a aventura alargou-se a uma colaboração com o 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia e, em conjunto, foram criadas três curtas-metragens, onde “arriscaram outro tipo de representação e desenvolveram- competências no âmbito da interpretação para câmara”.

“Colocar as ideias em palco, desenvolver um tabuleiro de jogo, como metáfora da nossa vida foi o grande desafio deste projecto. Afinal não passa tudo de um jogo, onde apostamos, onde decidimos rumos, onde conquistamos pessoas e coisas e o objectivo é sempre chegar mais longe e com o máximo de conquistas e sucesso possível”, como nos refere, ainda, Diana Pita. Na sinopse pode ainda ler-se que este será um momento destinado a questionar jovens, inquietar adultos, em contexto de jogos que não são mais do que metáforas da vida em sociedade.

O espectáculo conta com a participação dos alunos Beatriz Silva, Beatriz Rosa, Júlia Franco, Leonor Rocha, Nuno Henriques, Sofia Ferreira, Pedro Prioste, Luana Jesus e Matilde Sousa, e dos professores João Paiva, João Pedro Pereira e Alexandre Neves.

A Mostra de Teatro Juvenil ‘Sub-18’ possui um cunho de solidariedade e desenvolve-se em parceria com o Centro Paroquial e Social de Santa Cecília e o seu projecto ‘Cozinha Solidária’, que tem como objectivo apoiar famílias carenciadas. Neste sentido, a entrada para os espectáculos é gratuita, mas solicita-se ao público que deixe no local alguns alimentos não perecíveis.

O Curso Profissional de Artes do Espectáculos – Interpretação, vulgarmente apelidado de Curso Profissional de Teatro, enquadra-se no âmbito do ensino profissional com equivalência ao 12. ° ano de escolaridade.