5 Sentidos

Curso de Teatro do Conservatório apresenta amanhã ‘A Casa Nova’

Comédia estreia na Casa da Cultura de Câmara de Lobos às 21 horas

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira prossegue esta quarta-feira, 7 de Dezembro, com a edição de 2022-2023 da Mostra de Teatro Juvenil ‘Sub-18’. Depois de nos dias 24 e 25 de Novembro ter estreado a peça ‘À Direita de Deus Pai’, pelos alunos do 1. ° ano, desta feita será apresentada, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, a comédia ‘A Casa Nova’, interpretada pelos alunos do 2.° ano do Curso Profissional de Teatro.

‘A Casa Nova’ é um espectáculo com texto da autoria de Carlo Goldoni, cuja comédia conta a história do senhor Anzolleto, homem casado há pouco mais de 15 dias que decide construir uma casa nova para celebrar o seu matrimónio e agradar à sua recém-casada, a ilustríssima senhora Cecília Calandrini. O que ele não esperava é que a casa nova lhe trouxesse tantas dores de cabeça e alvoroço: o casamento e a casa custaram-lhe toda a sua fortuna e o dinheiro foi pela janela fora. A nova esposa e a sua irmã Meneghina, furiosa com as mudanças, comportam-se como cão e gato. Ainda para mais, o empreiteiro Sgualdo e os trabalhadores da casa nova exigem o dinheiro em atraso. Como se não bastasse, ainda tem de lidar com as aventuras e desventuras da sua criada Lucietta que comunica (ou melhor, bilharda) tudo a Checca e Rosina, as alegres e divertidas vizinhas do andar de cima, e ao pretendente de Meneghina, o jovem Lorenzino. Como fará o Anzoletto para sair desta trapalhada?

Orientado pelo professor Pedro Araújo Santos, o espectáculo conta com a participação dos alunos Ana Freitas, Vitória Velosa, Margarida Andrade, João Temes, Diogo Silva, Vera Barros, Sara Sousa e Inês Alturas. 

A mostra termina a 15 e 16 de Dezembro, com o espectáculo ‘Achas que Sabes Jogar?’, apresentado pelos alunos do 3.º ano com direcção artística da professora Diana Pita. Os espectáculos decorrem, respectivamente, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos e no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, às 21 horas.

O conjunto de eventos possui um cunho de solidariedade e desenvolve-se em parceria com o Centro Paroquial e Social de Santa Cecília e o seu projecto ‘Cozinha Solidária’, que tem como objectivo apoiar famílias carenciadas. Neste sentido, a entrada para os espectáculos é gratuita, mas solicita-se ao público que deixe no local alguns alimentos não perecíveis.

O Curso Profissional de Artes do Espectáculos – Interpretação, vulgarmente apelidado de Curso Profissional de Teatro, enquadra-se no âmbito do ensino profissional com equivalência ao 12. ° ano de escolaridade.