Madeira

Vendas das Unidades Comerciais de Dimensão Relevante cresceram 9,7% na Região

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As vendas das Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR) cresceram 9,7% face ao ano anterior enquanto o emprego aumentou 3,8%.

A informação é disponibilizada hoje pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), esclarecendo que uma UCDR é um estabelecimento, considerado individualmente ou no quadro de um conjunto pertencente a uma mesma empresa ou grupo de empresas, em que se exerce a atividade comercial e que tem uma área de exposição e venda de alguma dimensão.

Em 2021, existiam 88 Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR) localizadas na RAM, 67,0% dos quais dedicadas ao retalho não alimentar e 33,0% afetas ao retalho alimentar ou com predominância alimentar. Note-se que uma parte substancial destes estabelecimentos (81,1%) pertence a empresas cuja sede está localizada em Portugal Continental.

Naquele ano, as UCDR da RAM empregavam 2 863 trabalhadores (+3,8% do que no ano precedente), 68,6% dos quais mulheres, sendo que 19,6% do total trabalhava em regime temporário. Estas unidades geraram um volume de negócios de 502,7 milhões de euros em 2021 (+9,5% face a 2020).

O retalho alimentar, com 29 estabelecimentos, gerou um volume de vendas de 345,0 milhões de euros (327,6 milhões de euros em 2020), enquanto os 59 estabelecimentos do retalho não alimentar faturaram 155,7 milhões de vendas de mercadorias (128,8 milhões de euros no ano anterior).

Em média, cada estabelecimento de retalho alimentar realizou um valor de vendas anual de 11,9 milhões de euros, valor que se reduz para cerca de 2,6 milhões de euros no caso dos estabelecimentos de retalho não alimentar.

No ano de 2021, a área de exposição e venda no retalho alimentar atingiu os 36,8 mil m2, e no retalho não alimentar os 42,7 mil m2.

O número de transações realizadas nos estabelecimentos UCDR atingiu os 22,1 milhões. No retalho alimentar, o valor médio por transação correspondeu a 19,7 euros (20,0 euros em 2020) e no retalho não alimentar a 33,8 euros (32,3 euros em 2020).

Nas unidades de retalho alimentar, as vendas de ”produtos alimentares, bebidas e tabaco” representaram 80,1% das vendas totais (-1,0 p.p. face a 2020). Neste grupo, a “carne e produtos à base de carne” (15,1%), os “outros produtos alimentares, n.e.” (14,8%) e os “frutos e produtos hortícolas” (12,4%) foram os principais produtos vendidos. De entre os produtos não alimentares comercializados nestas unidades (19,9% das vendas totais), os de “cosmética e higiene pessoal” (8,2%), as “Outras vendas e produtos” (4,5%) e os de “limpeza doméstica” (4,0%) foram os que mais se destacaram.

Nos estabelecimentos de retalho não alimentar, os produtos com as vendas mais expressivas foram o “vestuário e acessórios” (30,4%), os “computadores e material ótico, fotográfico e de telecomunicações” (15,9%), os “eletrodomésticos” (12,3%) e o “mobiliário e artigos de decoração” (9,6%).

Em 2021, a venda de produtos de marca própria foi de 181,5 milhões de euros nos estabelecimentos UCDR (+13,6% face a 2020), representando 33,3% e 42,8% do volume de vendas global dos segmentos alimentar e não alimentar, respetivamente (pela mesma ordem, 33,5% e 38,8% em 2020).

Em relação aos meios de pagamento utilizados, os cartões de débito e de crédito foram usados em 66,9% das vendas no retalho alimentar (62,6% em 2020) e 71,6% das vendas no retalho não alimentar (71,0% em 2020). Os pagamentos em numerário representaram 32,1% das vendas do total no retalho alimentar (36,7% em 2020) e 23,9% das vendas do retalho não alimentar (24,3% em 2020).