Madeira

Funchal acolhe ‘Rede Global da Diáspora’

None

O presidente do Governo Regional Miguel Albuquerque irá marcar presença esta sexta-feira, pelas 9h30, na apresentação da Rede Global da Diáspora, que terá lugar na sede da ACIF.

Trata-se de um projecto promovido pela Fundação AEP, que tem por objectivo aproximar as PME portuguesas com a Diáspora Portuguesa, através de uma plataforma digital que promove o relacionamento dos portugueses espalhados pelo mundo entre si, e entre estes e as PME portuguesas, com o objectivo de os transformar em verdadeiros embaixadores e promotores da oferta nacional, explica o Governo numa nota emitida.

A sessão terá dois painéis: no primeiro será abordado o tema ‘A Rede Global da Diáspora – Ferramentas de apoio à internacionalização das PME’, pelo CEO do Grupo CH, António Henriques, depois será debatido o tema ‘Diáspora Madeira’, com intervenções dos CEO das empresas VMT Madeira, Luís Abreu, do Grupo Interpatium, Tomé Brazão, e do Grupo King David, Anacleto Teixeira.

A moderação do debate ficará a cargo do director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu.

Sobre a Rede Global da Diáspora

Trata-se de uma rede social colaborativa dirigida à diáspora portuguesa, que liga as empresas nacionais às comunidades portuguesas, presentes em 133 países.

Tem como principal missão promover a marca Portugal internacionalmente e ajudar as PME nacionais a aumentar as suas exportações, estimulando a colaboração das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

O promotor da mesma é a Fundação AEP, instituição de utilidade pública, que tem como missão desenvolver a sua ação em Portugal e no estrangeiro e tem por fins a “realização, apoio e patrocínio de ações de carácter técnico, promocional, cultural, científico…

A Rede Global da Diáspora é um projeto com ‘cofinanciamento’ do COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do SIAC Internacionalização, Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

A Rede Global da Diáspora é uma plataforma aberta e em permanente crescimento, que promove lógicas colaborativas em que todos podem participar: pessoas, empresas, associações e instituições.