Regionais 2023 Madeira

Eleitores estão a “dar o benefício da dúvida” à nova liderança do PS Madeira

Presidente do grupo parlamentar do PS nota que os políticos têm tirado partido do protagonismo durante a pandemia

None

O presidente do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Madeira atribui o desempenho globalmente positivo à classe política, dado pelos eleitores, inquiridos na sondagem da Aximage para o DIÁRIO e TSF, ao protagonismo que os políticos têm tido na gestão de crises, nomeadamente durante a pandemia.

“Numa primeira análise isso também faz com que nós nos apercebamos que as pessoas estão atentas à política”, reage Rui Caetano, líder da bancada socialista. “Mas também acho que tem a ver um pouco com esta situação da pandemia que fez com que os políticos tivessem uma intervenção muito próxima e as pessoas”, acrescenta, falando à margem da sessão legislativa.

A imagem da classe política acabou por sair favorecida da pandemia, pois “um problema de saúde toca muito às pessoas”, nota o parlamentar. “Os partidos da oposição também tiveram uma participação bastante activa, houve um sentido de responsabilização e no meu entender isso beneficiou um pouco a imagens dos políticos, o que é positivo, pois as pessoas acabaram por valorizar esse trabalho”, analisa assim a gestão pública da pandemia e o protagonismo que os políticos foram tendo ao longo deste tempo.

A sondagem revela, na avaliação do eleitorado aos líderes partidários regionais, que 32% dos inquiridos dá nota positiva à prestação do presidente do PS-Madeira e 18% negativa. Rui Caetano vê bons sinais nessa análise. “Está a dar os primeiros passos e significa que as pessoas estão atentas e o PS de Sérgio Gonçalves está a afirmar-se como alternativa de governo”.

Quanto à prestação da oposição – 31% acha que tem actuado bem e 20% mal -, o líder do maior grupo parlamentar da oposição, destaca os 14% de indecisos: “significa que as pessoas estão na expectativa”.

Voltando-se para o líder do partido, Rui Caetano acha que os madeirenses “estão a dar-lhe o benefício da dúvida, pois é uma pessoa nova, que está a chegar, o que faz com que, na verdade aumente, a responsabilidade de Sérgio Gonçalves e do PS em continuar a afirmar-se”, analisa.

Mas terá de continuar a enfrentar um presidente do PSD em terreno francamente positivo, com a mais alta cotação neste estudo de opinião: 58% dão nota positiva a Miguel Albuquerque. Rui Caetano tem uma justificação para tal.

"Porque está no governo, tem o mediatismo que todos nós sabemos, aparece todos os dias na televisão e em todos os meios de comunicação social, está a fazer o seu trabalho e nós sabemos a este nível da promoção da sua imagem e do trabalho que é feito é evidente que estão à frente" Rui Caetano

PS só espera que José Manuel Rodrigues "não se agache ao PSD"

Bem cotado está também o presidente da ALM, com 43% dos inquiridos considerar que José Manuel Rodrigues tem actuado bem.

O líder parlamentar do maior partido da oposição acha faz uma avaliação positiva, embora considere que não basta abrir o parlamento à população para tornar a Assembleia mais democrática. Rui Caetano faz uma avaliação positiva nestes 3 anos mas só espera que José Manuel Rodrigues “não se agache ao PSD”.