Comunidades País

Secretário de Estado das Comunidades visita África do Sul entre 8 e 12 de Novembro

None

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, visita a África do Sul, entre 08 e 12 de novembro, na sua primeira visita oficial ao país para contactar a comunidade portuguesa, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A visita inicia-se na Cidade do Cabo, e antes de terminar em Pretória inclui deslocações a Durban, Joanesburgo e Benoni, lê-se na nota enviada à agência Lusa.

A deslocação de Paulo Cafôfo "enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado 'Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas', com o objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro" a Portugal e, "simultaneamente, contribuir para uma visão atual" da diáspora portuguesa.

Além dos consulados-gerais de Portugal na Cidade do Cabo e em Joanesburgo, do consulado honorário de Durban, bem como da embaixada e secção consular de Pretória, o secretário de Estado contactará várias instituições e associações, "na perspetiva de aprofundar o conhecimento da comunidade portuguesa na África do Sul, designadamente nas dimensões de participação cívica e social, bem como de afirmação de identidade cultural e integração".

A deslocação privilegiará a "vertente económica e empresarial", tendo em conta a "multiplicidade de facetas da comunidade lusa na África do Sul, nos seus exemplos de empreendedorismo", sinaliza a nota.

A agenda de Paulo Cafôfo prevê visitas desde empresas multinacionais ao "pequeno comerciante empreendedor, que labora no mercado abastecedor, contemplando ainda o setor primário, no caso, as pescas".

"O mercado abastecedor de Joanesburgo é das maiores superfícies comerciais do mundo de venda de produtos frescos e ali trabalham mais de uma centena de portugueses e lusodescendentes. A comunidade portuguesa na África do Sul conta com mais de cem mil cidadãos nacionais, conforme as inscrições consulares registadas", detalha-se no comunicado.