Desporto

FC Porto e Sporting tentam 'atenuar' distâncias para o líder Benfica

None

O campeão FC Porto e o Sporting entram hoje em ação na I Liga de futebol, numa 12.ª jornada em que procuram diminuir a distância para o líder Benfica, que apenas entra em campo no domingo.

Os 'dragões', que durante a semana garantiram a vitória no seu grupo da Liga dos Campeões, e o estatuto de cabeça de série no sorteio dos oitavos de final, recebem a partir das 18:00 o Paços de Ferreira, último classificado e única equipa sem vitórias.

O jogo de hoje parece o cenário ideal para a equipa de Sérgio Conceição regressar aos triunfos na Liga, depois de uma derrota no clássico com o Benfica (1-0) e um empate fora com o Santa Clara (1-1), que deixou os campeões a oito pontos das 'águias'.

Um pouco mais tarde as atenções viram-se para o Sporting, a atravessar o seu pior momento, depois de nova derrota no campeonato, fora com o Arouca (1-0) e a 'queda' para a Liga Europa, ao perder em casa com o Eintracht Frankfurt (2-1).

Os 'leões', que recebem o Vitória de Guimarães (quinto), em jogo com início às 20:30, são sextos classificados, a 12 pontos do Benfica e numa época agravada pelo facto de já terem sido eliminados da Taça de Portugal.

Com os jogos de hoje, FC Porto e Sporting podem, no entanto, 'atenuar', ainda que provisoriamente, diferenças para a frente, tendo em conta que a equipa de Roger Schmidt apenas joga no domingo, dia em que visita o Estoril Praia (20:30).

Ainda antes de 'dragões' e 'leões', a ronda 'oferece' a partir das 15:30 a receção do Vizela (12.º) ao Arouca (nono), num momento muito diferente para os dois emblemas.

Os vizelenses não vencem há dois jogos (derrota e empate), enquanto o Arouca não perde há quase dois meses, desde a derrota com a Boavista em meados de setembro, somando desde então três empates e três vitórias, uma das quais na Taça de Portugal.

A jornada arrancou na sexta-feira, com o Portimonense a regressar às vitórias, por 2-1 na visita ao Gil Vicente, com o novo técnico gilista, Carlos Cunha, a estrear-se no cargo com uma derrota.

Programa da 12.ª jornada:

- Sexta-feira, 04 nov:

Gil Vicente -- Portimonense, 1-2

- Sábado, 05 nov:

Vizela -- Arouca, 15:30.

FC Porto - Paços de Ferreira, 18:00.

Sporting - Vitória de Guimarães, 20:30.

- Domingo, 06 nov:

Rio Ave -- Boavista, 15:30.

Sporting de Braga - Casa Pia, 18:00.

Marítimo - Famalicão, 18:00.

Estoril Praia -- Benfica, 20:30.

- Segunda-feira, 07 nov:

Desportivo de Chaves - Santa Clara, 20:15.