Desporto

Sporting persegue 'oitavos', FC Porto e Benfica o estatuto de cabeça de série

None

O Sporting procura na sexta e última jornada da Liga dos Campeões de futebol assegurar uma das quatro vagas ainda disponíveis para os oitavos de final, com FC Porto e Benfica à conquista dos respetivos grupos.

Na terça-feira, o Sporting recebe em Alvalade o Eintracht Frankfurt, equipa que na primeira volta bateu na Alemanha por 3-0, sabendo que um triunfo ou até um empate serve para seguir em frente na competição.

O Grupo D, em que estão 'leões', Frankfurt e também Tottenham e Marselha, é o único que chega a esta fase com todas as quatro equipas a poderem assegurar o apuramento ou então a abandonarem a prova, com os ingleses a terem garantido o 'plano B', ou seja, a descida à Liga Europa.

Por isso, em Alvalade, o Sporting tanto pode festejar o apuramento, assim como o primeiro lugar do grupo, caso vença o Eintracht Frankfurt e o Tottenham não consiga o triunfo em Marselha, como também pode já dizer adeus às provas da UEFA de 2022/23.

Caso os 'leões' confirmem o 'oitavos', pela primeira vez o futebol português terá três equipas no grupo das 16 melhores europeias, oportunidade que também aconteceu na última época, em 2021/22, mas que o FC Porto acabou por falhar igualmente na última jornada.

Desta vez, os campeões nacionais já sabem que vão jogar a próxima eliminatória e chegam à derradeira ronda com oportunidades conquistar o Grupo B, cenário igual ao Benfica, mas no Grupo H.

Ironia do destino, os 'dragões' voltam a receber o Atlético Madrid na sexta e última jornada, tal como aconteceu há um ano, na altura com os espanhóis a seguirem em frente com um triunfo por 3-1, mas desta vez com a equipa de Sérgio Conceição também a torcer pelo Bayer Leverkusen no duelo com Club Brugge na Alemanha para chegar ao primeiro lugar do grupo.

Por seu lado, o Benfica vai a Israel defrontar o Maccabi Haifa e as com atenções viradas para um possível deslize do Paris Saint-Germain em Turim com a Juventus.

A importância do duelo com Eintracht Frankfurt já era grande, tendo em conta os 'milhões' e o prestigio da 'Champions', mas passou a ter um peso 'gigante' nesta primeira metade de época para o Sporting, após o desaire de sábado em Arouca (1-0).

Eliminado precocemente da Taça de Portugal e agora a 12 pontos do líder Benfica na I Liga, a eliminação europeia do Sporting deixará o clube de Alvalade com um caminho penoso pela frente até ao final da temporada, com apenas a secundária Taça da Liga com possível conquista.

Por isso mesmo, Rúben Amorim deverá jogar o seu futuro perante o atual quarto classificado da Bundesliga, sabendo que a apuramento trará a 'sobrevivência' nos próximos meses, numa época marcada por uma inédita interrupção para o Campeonato do Mundo.

Com a temporada em jogo, o Sporting certamente deverá o seu melhor 'onze' frente ao Eintracht Frankfurt, com Pedro Gonçalves de regresso após castigo.

Igualmente com vida difícil no campeonato português (está a oito pontos do Benfica), o FC Porto vai tentar bater o Atlético Madrid e esperar que o Brugge não vença o Leverkusen para conquistar o grupo e, na teoria, ter a vida mais facilitada no sorteio dos 'oitavos' com o estatuto de cabeça de série.

Pepe, a recuperar de lesão, será baixa certa, num encontro em que até o empate poderá deixar os 'dragões' no primeiro lugar, mas para isso o Leverkusen terá mesmo que bater os belgas.

Já o Benfica, no Grupo H, terá sempre de fazer melhor do que o Paris Saint-Germain, com o argentino Enzo a ser baixa nos 'encarnados', por castigo, na viagem a Haifa, num campo em que o Maccabi, a lutar ainda pela Liga Europa com a Juventus, bateu a formação italiana (2-0) e criou muitas dificuldades aos franceses (derrota por 3-1).

Além de FC Porto e Benfica, e também Club Brugge e Paris Saint-Germain, Bayern Munique, Chelsea, Manchester City, Inter Milão, Borussia Dortmund, Liverpool, Nápoles e Real Madrid, detentor do título, estão apurados para os oitavos de final.

AC Milan (segundo com sete pontos) e Salzburgo (terceiro com seis), em San Siro, vão lutar pela vaga disponível no Grupo E, em que Chelsea já tem assegurado o primeiro lugar, enquanto no Grupo F o Shakhtar Donetsk (terceiro com seis) recebe o Leipzig (segundo com nove), com Real Madrid já apurado.