Madeira

Tome nota da agenda desta quinta-feira, 3 de Novembro

Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional desta quinta-feira, Dia Europeu de Luta Contra o Cancro do Cólon e Dia Europeu da Igualdade Salarial

None

Confira os eventos que marcam o tricentésimo sétimo dia do ano. Faltam 58 dias para o termo de 2022.

EVENTOS REGIONAIS:

9H00 - Reunião Ordinária  da Câmara Municipal de Santa Cruz, no Salão Nobre do Edifício Sede da Autarquia;

9H00 - Reunião plenária da Assembleia Legislativa da Madeira;

9H30 - Sessão de abertura do 2.º Congresso dos Psicólogos da Madeira tema 'Resiliência e Superação: a Psicologia na construção da paz, do bem-estar e da coesão social', no Centro de Congressos da Madeira;

10H00 - Reunião semanal do executivo da Câmara Municipal do Funchal;

11H00 às 20H30 - IV edição do Festival Internacional das Artes de Rua Madeira 2022 
                  11h00 -  Apresentação do Festival no Foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias.
                  11h45 -  Abertura do Festival com os Banda às Riscas em frente ao TMBD.
                  14h00 -  Divas ON Street (Largo do Phelps).
                  15h00 -  Estátuas Vivas (Mercado dos Lavradores, Rua Fernão de Ornelas e Avenida Arriaga).
                  17h00 -  Mr. Divinetz "Cyr Weel" (Avenida Arriaga).
                  17h30 -  Karcocha Street Art  (Avenida Arriaga).
                  19h00 -  STG "Street Dance" (Entrada do Cais do Funchal).
                  20h30 -  "Deriva" de Inês Freitas - Dança contemporânea (Fonte junto ao cais do Funchal).   

11H30 - Miguel Albuquerque visita as obras de construção da Estação Elevatória, no Lombo do Urzal, na Boaventura.

15H00- Marítimo visita Escola do Carmo em Câmara de Lobos;

16H00 - Inauguração da Delegação da Calheta do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Espaço Municipal, no Sítio da Igreja, no Estreio da Calheta;

19H00 - Exposição sobre a Diáspora com fotografias de Clara Pereira com o título 'Madeira to New York para Madeira - Fotografias de Clara Pereira', na Rua João de Deus n.º 12;

EFEMÉRIDES:

1801 - Nasce o compositor italiano Vincenzo Bellini.

1887 - É fundada a Associação Académica de Coimbra.

1901 - Nasce o escritor e político francês André Malraux, historiador, ministro francês da Cultura, resistente à ocupação nazi durante a II Guerra Mundial, autor de "A Condição Humana".

1908 - Robert Baden-Powell funda o movimento escutista.

1910 - A Lei do Divórcio é promulgada pelo Governo da I República Portuguesa.

1946 - O Japão adota o constitucionalismo, com a transferência do poder legislativo do imperador para uma assembleia eleita.

1950 - A Argentina torna-se a 1.ª campeã do mundo de basquetebol.

1954 - Morre, com 84 anos, o pintor francês Henri Matisse, mestre da cor.   

1957 - A URSS lança o satélite Sputnik II. Laika, a cadela, é sacrificada na experiência.

1965 - Guerra Colonial. O Conselho de Segurança da ONU pede a todos os estados membros para não prestarem a Portugal qualquer assistência "que permita continuar a repressão" dos povos africanos, em particular a venda de armas e equipamento militar.

1967 - O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados concede as primeiras cem bolsas de estudo a jovens militantes dos movimentos de libertação dos territórios africanos sob administração portuguesa.

1983 - O Governo português aprova a abertura à iniciativa privada dos setores bancário, segurador, adubeiro e cimenteiro.

1985 - Aurora Cunha sagra-se pela segunda vez campeã do mundo de estrada (15 km), em Gateshead, em Inglaterra (49.17 minutos).

1986 - A imprensa libanesa revela a venda de armas ao Irão pelos EUA. Rebenta o escândalo Irão-Contras.

1988 - Termina a V Cimeira Luso-Espanhola, em Lisboa, com o acordo sobre a instalação de um banco português em Espanha, de um banco espanhol em Portugal e a liberalização do comércio dos têxteis entre os dois países.

1994 - A Comissão Europeia aprova o financiamento da construção da ponte Vasco da Gama, em Lisboa.

1996 - É anunciada a extinção do conselho nacional do PCP, órgão presidido por Álvaro Cunhal.

1998 - Morre o "cartoonista" norte-americano Bob Kane, criador do herói de banda desenhada Batman. Tinha 83 anos.

2003 - Manifestação de protesto dos trabalhadores da Docapesca, no Cais do Sodré, pelo fecho das instalações e transferência para o Mercado Abastecedor de Lisboa.

2005 - O Conselho Superior de Defesa Nacional aprova a reorganização territorial das Forças Armadas.

             - O chefe de gabinete do antigo secretário de Estado dos EUA Colin Powell, coronel Laurence Wilkerson, revela as autorizações de tortura, dadas pelo gabinete do vice-presidente Dick Cheney, a prisioneiros afegãos e iraquianos.

2006 - A Microsoft e a Polícia Judiciária assinam um protocolo de cooperação na luta contra o crime informático e a promoção da segurança na Internet.

            - O sérvio bósnio Marko Samardzija, 70 anos, é condenado a 26 anos de prisão pela participação em crimes de guerra cometidos contra a população muçulmana durante a guerra da Bósnia de 1992-1995.

2007 - Morre, aos 28 anos, o atleta Ryan Shay, durante as qualificações olímpicas da maratona dos Estados Unidos, ao sofrer um colapso entre o quilómetro nove e dez.

2008 - Nacionalização do BPN: Administradores da Caixa Geral de Depósitos assumem funções.

             - A Casa Ronald McDonald, que acolhe as famílias de crianças internadas no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, recebe a primeira família.

2009 - Tratado de Lisboa. Vaclav Klaus, Presidente da República Checa, ratifica o Tratado de Lisboa, permitindo que o novo modelo de governação entre em vigor na União Europeia. Fica aberto o caminho para a nomeação de dois novos cargos na EU: o de presidente do Conselho Europeu e de alto representante para a Política Externa.

2010 - A Igreja Católica de Cuba inaugura o primeiro seminário em 50 anos, na presença do Presidente Raúl Castro, o que ilustra uma aproximação inédita entre o Estado comunista e esta religião.

           - Assembleia da República aprova a nova Lei do Financiamento.

2014 - O grupo francês Altice, que detém as portuguesas Cabovisão e Oni, oferece 7.025 milhões de euros para a compra dos ativos da PT Portugal, excluindo África e a dívida da Rioforte.  

            - Abre a One World Trade Center, conhecida por "Torre da Liberdade", em Nova Iorque para preencher parte do vazio deixado há 13 anos na baixa de Manhattan pelo atentado terrorista de 11 de Setembro. O edifício recebe os trabalhadores da editora Condé Nast.

2017 - Detetados oito casos de 'legionella' no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, os primeiros de um surto que viria a afetar 50 pessoas e provocaria cinco mortes.

2019 - Morre, aos 90 anos, Robert Norris, ator norte-americano, o 'cowboy' da Marlboro.

2020 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga a nova versão do diploma do parlamento que altera a Lei da Nacionalidade, considerando que "acolhe na generalidade as recomendações feitas à anterior versão", que vetou em agosto.

            - Eleições Presidenciais nos Estados Unidos. O ex-vice-presidente democrata Joe Biden derrota o Presidente republicano Donald Trump. A senadora Kamala Harris torna-se a primeira mulher a ser eleita vice-presidente.

           - O grupo espanhol Prisa conclui a venda da totalidade da sua participação na Media Capital, ao vender os restantes 21,2% que detinha na dona da TVI através da Vertix, por 12,1 milhões de euros.

2021 - O Conselho de Estado dá parecer favorável, por maioria, à proposta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de dissolução do Parlamento, na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022.

          - O Parlamento aprova na especialidade o projeto social-democrata para transferir as sedes do Tribunal Constitucional e do Supremo Tribunal Administrativo para Coimbra, com votos a favor do BE e PSD, e abstenção do PS e do PCP.

PENSAMENTO DO DIA:

A cultura capacitou o homem a ser menos escravizado André Malraux (1901-76), escritor e político francês.