Madeira

Tome nota da agenda para esta terça-feira

Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional no primeiro dia de Novembro

None

Confira as iniciativas que marcam o tricentésimo quinto dia do ano. Faltam 60 dias para o final de 2022. Hoje é o Dia de Todos-os-Santos, Dia da Liga Portuguesa de Luta Contra o Cancro e Dia Mundial do Veganismo

9h00 - 126.º aniversário da Banda Municipal de Machico;

15h00 - O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, vai estar presente na Festa da Castanha e assistirá ao cortejo etnográfico, num evento organizado pela Casa do Povo do Curral das Freiras;

17h00 - Concerto da Banda Municipal do Funchal, no auditório do Jardim Municipal do Funchal;

21h30 - Concerto da orquestra Clássica da Madeira, no âmbito do 131.º aniversário do Reid's Palace

Efemérides

1431 - Morre D. Nuno Álvares Pereira. Tinha 71 anos.

1604 - Estreia-se "Otelo", de Shakespeare, no Whitehall Palace, em Londres.

1755 - Pouco antes da dez da manhã, um sismo, seguido de um maremoto, destrói grande parte de Lisboa. A cidade perde um terço dos habitantes

1897 - É fundado o clube italiano Juventus.

1945 - II Guerra Mundial. As autoridades britânicas admitem a probabilidade de suicídio do dirigente nazi Adolfo Hitler, pelos indícios no "bunker" de Berlim.

1964 - Voo inaugural da TAP para Cabo Verde, quando o Sal é incluído como escala na Linha de Lourenço Marques (actual Maputo).  

1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, aprovado e ratificado a 11 de Dezembro de 1991 pelos Estados da CEE, que passa a designar-se União Europeia.

2004 - Morre, com 78 anos, a professora Isabel Magalhães Colaço, a primeira mulher doutorada em Direito em Portugal.

2011 - Portugal e a Venezuela assinam 13 novos acordos de cooperação em matérias como saúde, energia elétrica, pecuária, indústria agroalimentar, venda de computadores Magalhães e na área naval. A cerimónia é presidida, em Caracas, na Venezuela, pelos ministros dos negócios estrangeiros da Venezuela, Nicolau Maduro, e de Portugal, Paulo Portas.

2011 - Garrett McNamara surfa, na praia do Norte, na Nazaré, uma onda com 78 pés (23,77 metros) e entra para o livro do Guinness.

2019 - Christine Lagarde, antiga diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, assume funções como presidente do Banco Central Europeu.

Pensamento do dia

 Há que saber resistir quando queremos fazer valer a inteligência, o talento e a liberdade de expressão". Tatiana Lobo (1939), escritora costa-riquenha de origem chilena.