Madeira

Funchal reforça ALAVANCAR com 150 mil euros

None

A Câmara Municipal do Funchal vai reforçar o ALAVANCAR em 150 mil euros de modo a cobrir as candidaturas fora do plafond inicial de 250 mil euros, que já se encontra esgotado. A novidade foi dada há pouco na cerimónia de contratualização do apoio de várias candidaturas, quer deste programa de apoio, quer do RE-ABRIR e que decorreu no Salão Nobre da edilidade.

Refira-se que no caso do RE-ABRIR, também com uma dotação inicial de 250 mil euros, em que as inscrições continuam abertas até 31 de Dezembro, o valor total das 14 candidaturas já aprovadas é de 47 354,40 euros, estando ainda, presentemente, outras em análise.

Durante a cerimónia, que contou com a presença do presidente e da vice-presidente da CMF,  Pedo Calado destacou a importância destes apoios mas, num contexto, não de subsidiação, já que, como afirmou, a estratégia da autarquia é «criar condições» para que as empresas cresçam com «mais vendas, mais criação de postos de trabalho», isto com menos taxas e impostos municipais, dando o exemplo da recém-aprovada Estratégia Fiscal Municipal até 2025 e dos benefícios que traz, quer aos empresários e empresas, quer às famílias e aos munícipes, mormente através da eliminação da derrama, da devolução do IRS e da isenção de IMI, para os jovens.

Já Cristina Pedra salientou os «recordes» que têm sido batidos com a adesão a estes dois programas em que hoje foram contratualizados 18 apoios, 12 no ALAVANCAR e 6 mo RE-ABRIR.