5 Sentidos

Conservatório e ANSA assinalam 100 anos da morte do compositor madeirense Anselmo Serrão

None
FOTO DR

O Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luíz Peter Clode, e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA) vão organizar, em parceria, uma mesa-redonda no âmbito das comemorações do ‘100.º aniversário da morte do compositor madeirense Anselmo Serrão’ (1846-1922).

Trata-se de um dos músicos madeirenses mais dinâmicos na segunda metade do século XIX e início do século XX, tendo sido compositor, organista, maestro, violinista, bandolinista e participante activo em bandas filarmónicas.

Esta sexta-feira, 4 de Novembro, realiza-se pelas 15h, no Salão Nobre do Conservatório, uma mesa-redonda intitulada ‘Estratégias para integrar o repertório de compositores madeirenses do passado na atualidade’ onde participarão os professores João Caldeira, Francisco Loreto e Norberto Gomes.

A moderação está a cargo de Paulo Esteireiro, que fará uma breve digressão sobre a vida de Anselmo Serrão. A entrada é livre mas condicionada à lotação da sala.

No dia seguinte, pelas 18 horas, na Assembleia Legislativa da Madeira, a Madeira Camerata irá também realizar um concerto, em parceria com o Conservatório, onde incluirá duas obras de inspiração em Anselmo Serrão.

Estas obras, o moteto "Proprio Filio Suo" e Ave Maria, foram reorquestradas propositadamente para esta formação artística, e no âmbito destas comemorações, pelo compositor madeirense João Caldeira.

As composições terão a voz, neste concerto, de Alberto Sousa e de Raquel Camarinha.