5 Sentidos

ANSA/Orquestra Clássica da Madeira assinala '100.º Aniversário da morte do compositor madeirense Anselmo Serrão'

None

A Madeira Camerata, com direcção musical do violinista Norberto Gomes, comemora, no sábado, pelas 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, o '100º Aniversário da morte do compositor madeirense Anselmo Serrão'. 

"Desde a temporada 2018/2019 que a ANSA, através da estrutura artística da Orquestra Clássica da Madeira vem, de forma permanente, incluindo obras musicais de autores madeirenses, dos últimos três séculos, nas suas temporadas. Para esse efeito contou com colaboração de Paulo Esteireiro, Rui Magno Pinto, Francisco Loreto, Giancarlo Mongelli, Cesário Costa e de algumas instituições que estes representam para a recuperação e edição dessas obras", revela o director artístico da Orquestra Clássica da Madeira, Norberto Gomes. 

Neste concerto, em parceria com o Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, comemoramos o '100º Aniversário da morte do compositor madeirense Anselmo Serrão', com a recuperação e interpretação de duas obras da sua inspiração, com adaptação e orquestração de João Caldeira: o moteto 'Proprio Filio Suo' e 'Ave Maria'. Estas duas composições terão a voz do tenor Alberto Sousa e da soprano Raquel Camarinha que se junta na 'Ave Maria'". Norberto Gomes
Para este concerto, temos também em programa a Sinfonia/Abertura do compositor português Carlos Seixas, e a Cantata BWV 199 'Mein Herze schwimmt im Blut', de Johann Sebastian Bach pela voz de Raquel Camarinha". Norberto Gomes

De acordo com Norberto Gomes, este concerto "demonstra a orientação e sensibilidade da Orquestra Clássica da Madeira na recuperação de obras madeirenses e que, desta forma, aproxima a orquestra à comunidade onde esta se insere".

Os bilhetes custam entre 5 e 15 euros e podem ser adquiridos na Loja Gaudeamus – Colégio dos Jesuítas, Rua dos Ferreiros (próximo da Câmara Municipal do Funchal) e na Assembleia Legislativa da Madeira – apenas no dia do concerto, a partir das 17 horas.

No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório - Escola das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante.