Madeira

PAN quer plano regional para pôr fim ao acorrentamento de animais de companhia

None

Em nota de imprensa, o PAN pede um plano regional para pôr fim ao acorrentamento de animais de companhia. “As notícias e os casos repetem-se dia após dia por toda a ilha e são imensos os casos a que a nós, PAN Madeira, chegam sobre o mal trato animal. Não é um problema rural nem urbano, é um problema civilizacional a maneira como são tratados os animais e isso muito diz da sociedade em que vivemos”.

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza considera ainda que hoje a proteção e o bem-estar animal já reúnem um consenso alargado na nossa sociedade, ou seja, o reconhecimento de que os animais são seres vivos sensíveis e a necessidade de prever medidas específicas de proteção destes contra maus-tratos infligidos pelos seus detentores ou por terceiros. Mas é preciso mais.

Assim, o PAN Madeira endereçou aos partidos com representação na Assembleia da Legislativa da Madeira o desafio de se debruçarem sobre o drama civilizacional que é o acorrentamento, o alojamento em varandas e espaços similares sem área suficiente para o seu bem-estar, e em espaços pouco condignos, dos animais de companhia, defendendo a criação de um Plano Regional de Desacorrentamento.

“Não obstante as alterações legislativas que se têm registado em matéria de proteção e de bem-estar animal desde 2001 – ano em que foram fixadas em diploma as condições de detenção e de alojamento dos animais de companhia –são inúmeras as denúncias que existem, por toda a Região Autónoma da Madeira, onde centenas, senão milhares de animais vivem condenados a um acorrentamento perpétuo, muitos em condições deploráveis de higiene, sem abrigo de condições climatéricas extremas, sem água fresca e alimento à disposição, ou sem passeios regulares”.