Madeira

Começou a 22.ª edição do Campeonato de Ornitologia da Madeira

Foto DR/AOM
Foto DR/AOM

Arrancou a 22.ª edição do Campeonato de Ornitologia da Madeira, evento organizado pela Associação Ornitológica da Madeira (AOM), que recebeu hoje, no centro de exposição, que este ano se assinala na Escola do Galeão, em São Roque, as primeiras aves. 

A Comissão de Organização do evento confirma 42 expositores e 755 aves a concurso.  Como grande novidade ao público, a abertura ao público terá este ano uma maior durabilidade, abrindo portas dia 2 das 13h30 às 21h00, dia 3 das 09h00 às 21h00 e dia 4 das 09h00 às 16h00. 

A AOM, destaca o facto dos seus associados "continuarem unidos, mostrando novamente a sua força e acima de tudo, paixão em prol da modalidade".

Mesmo num ano de muita polémica, relativamente à forma como foram aplicadas e adaptadas as leis que determinam a continuidade de algumas das secções (exóticos, psitacídeos, periquitos, entre outros), os números continuam animadores e permitem à Comissão de Organização continuar a sonhar com a possibilidade de um evento Internacional na Madeira.

José Baptista, membro da Comissão de organização e também secretário da AOM, refere que "as expectativas foram superadas, devido à boa adesão ao evento, e pessoalmente estou agradado com toda a organização que estamos a presenciar, não só por parte do evento mas também pela presença de todos os órgãos sociais. Estamos a receber aves com muito boa qualidade, de bons expositores, e apercebemo-nos de que os mesmos se preparam bem e agora, como Comissão de Organização só temos de corresponder. Sinto que estamos a evoluir em diversos aspectos, mesmo com uma alteração de local do evento, pois vínhamos a desenvolver este campeonato em São Martinho, a adaptação foi excelente".  

Os dados estão lançados, as aves, vão agora ser avaliadas pela Comitiva de juízes CTJ/OMJ, julgamentos esses que decorrerão entre os dias 28 e 29 à porta fechada.