Madeira

Diagnóstico precoce "mais activo" pode fazer aumentar casos de cancro da próstata na Madeira

As previsões são de Pedro Ramos, que voltou a destacar a importância do rastreio no tratamento precoce da doença

Foi numa conferência promovida pelo Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que decorreu esta tarde na Assembleia Legislativa da Madeira. 
Foi numa conferência promovida pelo Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que decorreu esta tarde na Assembleia Legislativa da Madeira. , Foto ALM

Foi numa conferência incluída na iniciativa 'Novembro Azul', promovida pelo Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro que o secretário regional de Saúde e Protecção Civil deixou o alerta para a possibilidade de o número de casos de cancro da próstata poder vir a aumentar na Madeira, porque "o diagnóstico precoce está muito mais activo". 

No encontro que teve lugar esta tarde na Assembleia Legislativa da Madeira, e que teve como palestrante o médico urologista Ferdinando Pereira, Pedro Ramos referiu que, em 2020, na Região, foram detectados 129 novos casos de cancro da próstata. 

Na ocasião, o governante alertou para a importância dos rastreios e para o papel cada vez mais relevante dos cidadãos "no controlo" das doenças que afectam a população. 

Pedro Ramos, além de destacar as distinções que diferentes unidades do Serviço de Saúde Regional têm recebido nos últimos dias, nomeadamente a menção honrosa atribuída esta tarde à Unidade do Doente Frágil, voltou a destacar o 'Sistema de Saúde do Atlântico' como uma mais-valia na prestação de cuidados aos madeirenses. 

‘Unidade do Doente Frágil’ do SESARAM recebe menção honrosa

O projecto ‘Unidade do Doente Frágil’ do Serviço de Saúde da Região (SESARAM) recebeu uma menção honrosa no âmbito da 15.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde, de entre os 11 projectos candidatos à categoria de ‘Melhor Poster’, tendo saído vencedor o projecto ‘Covid-19 no Contexto de Saúde Escolar’, apresentado pelo ACES Tâmega III, Vale Sousa Norte.

No entender do secretário da Saúde, os sistemas de saúde do Atlântico “são sistemas de saúde como o da Madeira, o dos Açores, que finalmente volta a evoluir e a ter outros horizontes, e como o sistema de saúde canariano”, que acredita serem “sistemas de saúde mais robustos, [que] têm mais segurança, oferecem mais qualidade, e acima de tudo são mais solidários”. 

No conjunto de exemplos apontados como representativos dessa solidariedade, Pedro Ramos incluiu as cirurgias cardiotorácicas feitas na Madeira a doentes dos Açores ou as camas de Cuidados Intensivos que a Região disponibilizou ao Serviço Nacional de Saúde.

Cancro da próstata mata cerca de dois mil homens por ano em Portugal

No que toca a números nacionais do cancro da próstata, o Director do Serviço de Urologia do SESARAM fala em 7 mil novos casos por ano, dos quais 2 mil doentes acabam por falecer. Ferdinando Pereira alertou, por isso, para a importância do rastreioe a sua importância na detecção precoce da doença.

“Em Portugal existem cerca de 7 mil novos casos por ano e desses cerca de 2 mil acabam por falecer”, começou por explicar o médico na conferência promovida pelo Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na Assembleia Legislativa da Madeira, deixando a nota de que esta é a segunda doença com mais mortalidade, entre os homens, logo a seguir ao cancro do pulmão. “É curado em 85% dos casos, quando detectado a tempo”, referiu o urologista.

A prevenção deve fazer-se a partir dos 45 anos. O despiste da doença pode ser realizado através de exame de sangue (PSA), de ecografias e de toque retal. A idade, o histórico familiar, o sedentarismo e a obesidade são alguns factores de risco, conforme notou, que além do rastreio recomendou uma aposta na alimentação saudável, sem abuso de bebidas alcoólicas e sem tabaco.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira felicitou a Liga Portuguesa Contra o Cancro pelo “trabalho desenvolvido e pelo apoio dado às famílias”. José Manuel Rodrigues vincou que “a prevenção pode evitar muitas doenças e o rastreio pode salvar muitas vidas”.

A concluir convidou os cidadãos a participarem no Jantar Solidário que se realiza na próxima sexta-feira no Hotel Four Views.

“O Jantar Solidário a 10 mãos improváveis” terá os contributos de José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Carlos Pereira, empresário, Pedro Nunes, médico-dentista, Tony Sousa, padre e Alexandre Camacho, piloto de ralis. A elaboração dos pratos é supervisionada pelo Chef Octávio Freitas.

Na ocasião, o presidente do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro lembrou que a campanha do mês de Novembro é mais direccionada para os homens, admitindo tratar-se “de uma população difícil”.  “Nós não vamos desistir. Vamos continuar a persistir até que um dia os homens entendam que a saúde também é coisa de homem”, concluiu Ricardo Sousa, enfatizando a importância de diagnosticar precocemente o cancro da próstata.