A precariedade da Saúde Mental na Ilha

Não me escondo atrás de anonimatos muito menos de Pseudónimos, dou a cara e quebro o silêncio ao que me tem entristecido e revoltado!

Tenho 39 anos e estou de baixa psiquiátrica há cerca de 4 meses. Ainda não sei como aqui cheguei. Sempre fui uma pessoa extremamente ativa e sociável e hoje, sinto-me presa numa cela que eu mesma tranquei! Sei apenas que tive amigas que conseguiram ouvir o meu silêncio e contra minha vontade, forçaram-me a ir a uma consulta de Psiquiatria. A essas, levo-as comigo para a vida!

Fui contrariada sim, achei que não precisava, que era só uma fase e que iria passar…só que não!!

Hoje, eu entendo que precisava realmente de ajuda, e urgente!!

E é aí que me revolta a maneira de ânimo leve que é encarada a Saúde Mental cá na Ilha. Felizmente estou a ser acompanhada por um excelente Psiquiatra que não poupa esforços e está sempre disponível para que volte a ser a pessoa que outrora fui.

A maioria das pessoas não levam a sério as doenças do foro mental.

Aliás, quem nunca ouviu “Se não estás bem no trabalho, vais ao Dr X, pagas X , ele passa-te uma baixa psiquiátrica e ficas um mês em casa a descansar”? pois eu ouvi, mais que uma vez até! E talvez por isso a maioria pensa que quando alguém realmente precisa, não passam de baixas fraudulentas, como muitas que andam por aí! Se for uma perna partida, aí como é visível, “ai coitadinho, não pode trabalhar”, mas no meu caso existem comentários como “vi-a a andar na rua, e ela andava bem!”, enfim… Adiante, é de conhecimento público que para uma melhor e mais rápida recuperação seria ideal e de extrema importância ter também acompanhamento psicológico, e é aí que mais uma vez me revolta a falta de importância dada à Saúde Mental!

Vivo na Costa Norte e para mim é incompreensível e injustificável que para dois Concelhos (São Vicente e Porto Moniz), exista apenas uma Psicóloga e uma Enfermeira de Saúde Mental! Estamos a falar de 7 freguesias com aproximadamente 8000 habitantes e ainda com a agravante que a mesma não pode fazer acompanhamento a familiares diretos!

Eu sei que, provavelmente quem está a ler este artigo estará a pensar que o que não faltam por aí são psicólogos, e nesse aspeto também estou de acordo…o que falta é dinheiro para procurar ajuda no privado!!

O valor da baixa é qualquer coisa insignificante, no meu caso menos de metade do meu ordenado! E eu, tenho a sorte de ter herdado uma casa que meus pais com muito esforço construíram. Mas e quem não tem essa sorte?? E mesmo não pagando renda de casa, com o valor da baixa que recebo, ou pago as contas e compro mantimentos para sustento da casa ou então, pago as consultas no privado…parece-me uma escolha óbvia sem qualquer outra alternativa!

É por isso senhores Governantes que imploro… reavaliem prioridades!!

Eu tive a sorte de ter quem me segurasse à superfície e não me deixasse afundar, mas e quem não tem??

A Saúde Mental tem de deixar de ser um tema tabu! As dores emocionais também doem…e como doem!!

Como tantas vezes digo em tom de brincadeira, mas agora, começo realmente a pensar que a “saúde em Portugal está pela hora da morte”!!

Ao médico Psiquiatra que me acompanha nesta luta, agradeço tudo o que tem feito por mim, e às minhas amigas, bem… essas sabem que não tenho nem palavras para lhes agradecer!

Dóris Costa