Turismo Madeira

Novo recorde de receitas turísticas "é quase certo"

Hipótese foi admitida pela secretária de Estado do Turismo no encerramento do 33.º Congresso da AHP

None

"Provavelmente, no final deste ano, celebraremos o já quase certo novo recorde de receitas turísticas". A hipótese foi admitida ao início desta tarde, em Fátima,  pela  secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

No discurso feito na cerimónia de encerramento do 33.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). Rita Marques revelou confiança acrescida, depois da prudência assumida no início do ano, em que dada a conjuntura pós-pandemia da covid-19 e início da guerra na Ucrânia, afirmava que o Governo tinha como objetivo chegar ao final de 2022 com uma receita turística "idêntica ou ligeiramente superior a 2019". Nesse ano recorde para a actividade turística nacional, Portugal alcançou receitas turísticas de mais de 18 mil milhões de euros

Como os indicadores mostram que a retoma se tem dado a um ritmo muito superior ao que era esperado - já que em termos acumulados, de Janeiro a Setembro de 2022, as receitas turísticas ascendem a 16.747,80 milhões de euros, um aumento de 14% ou 2.058 milhões de euros face aos primeiros nove meses de 2019.- a expectativa melhorou. Contudo, a secretária de Estado do Turismo reconhece haver deterioração da autonomia financeira, do endividamento, recordando a necessidade de continuar "a trabalhar com as empresas" e a disponibilizar  linhas de apoio.

Quanto ao futuro, repleto de incertezas que implicam mudanças, referiu que não desassossega com a mudança. "A mudança é uma oportunidade para fazermos melhor",  sublinhou Rita Marques.