Madeira

IPMA colocou zonas montanhosas sob aviso amarelo durante 1h16 minutos

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Durante a última madrugada, as regiões montanhosas da Madeira estiveram sob aviso amarelo para a precipitação. Contudo, o aviso do IPMA emitido vigorou apenas entre as 4h44 e as 6h00, não tendo ainda sido renovado.

O aviso chegou aos emails de quem subscreve as notificações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera pelas 5h10, já dentro do período em que deveria ocorrer "precipitação persistente, por vezes forte".

A verdade é que os níveis de precipitação não foram relevantes nas zonas mais altas, mas sim na Costa Norte, como se percebe dos registos das estações meteorológicas divulgadas pelo IPMA às 4h00, às 5h00 e às 6h00.

Efectivamente, também é preciso notar, a esta hora continua a ocorrer precipitação ao longo da Costa Norte, sobretudo em São Vicente e Santana, mas também tem ocorrido períodos de chuva fraca em Porto Moniz, Machico e Santa Cruz e partes da Ribeira Brava (Serra D'Água).

Por fim, referir que o aviso do IPMA terá sido de reacção à ‘imprevista’ precipitação significativa registada (sensivelmente entre as 03h00 e as 04h00) no Lombo da Terça/Achadas da Cruz e em São Vicente, que registaram 20,6 mm/1h e 16,5 mm/1h, respectivamente, valores que correspondem a nível de aviso amarelo.