Madeira

AFERAM junta especialistas para debaterem o futuro do Folclore

None

A AFERAM - Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira vai reunir vários especialistas na Escola Agrícola de São Vicente para debater o Folclore na actualidade. Assim,  o 'Congresso de Folclore', com o tema 'Folclore das ilhas: Tradição e contemporaneidade', realiza-se nos dias 25 e 26 de Novembro.

Do continente português estarão presentes o presidente da Federação do Folclore Português (FFP), Daniel Café, e o presidente da Fundação Inatel, Francisco Madelino, duas instituições com forte relação com a cultura tradicional e com ligações à UNESCO, organismo tem vindo a propor várias directrizes no âmbito do cultural, do património material e imaterial e da memória colectiva, de forma a salvaguardar e sensibilizar, tanto as populações, como as entidades governamentais.

A representar o folclore das ilhas do atlântico estará Jorge Torres, antropólogo com ligação à associação Xarabanda, e com um vasto trabalho de campo no arquipélago da Madeira, Leandro de Avila, professor açoriano, investigador do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar, Universidade Nova de Lisboa / Universidade dos Açores e Alberto Benitez, presidente da Federação Regional de Associações de Folclore e Tradições das oito ilhas de Canárias.

Nas comunicações estarão também representados alguns organismos públicos com ligação ao Folclore e à Cultura Tradicional e Popular como a Direção Regional da Cultura (Secretaria Regional de Turismo e Cultura) com Rita Rodrigues do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, com Paulo Bairos, e a Direção de Serviços da Ruralidade (Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural) com Regina Ribeiro.

Num dos painéis serão apresentados alguns projetos de referência desenvolvidos na ilha da Madeiratrabalhos diferenciadores de promoção do nosso património: os cordofones tradicionais madeirenses pelo investigador Paulo Esteireiro do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, as Artes de Rua com o Teatro Bolo do Caco e o projecto 'A Biqueira À Volta da Mesa'.

Existirão também dois momentos culturais, com os grupos 'Varejenta' e 'Velha Guarda' (AMCXarabanda e Associação 'Rodopio Pitoresco').

Numa área como o folclore, da cultura tradicional/popular, é fundamental a existência organismos e associações que validem a qualidade e a representatividade do trabalho realizado. No entanto, tal não invalida que se pense em outros caminhos ou outras escolhas artísticas. Porque a troca e o confronto de ideias, faz-nos pensar e avançar. 

Para os mais interessados, as inscrições estão abertas até ao dia 23 de novembro, através da página da associação folcloredamadeira.com ou pelo Formulário Google.