5 Sentidos

Concerto e espectáculo de desenho ao vivo na Sé do Funchal

None

A Sé do Funchal recebe, esta quinta-feira, dia 17, a partir das 18h15, um concerto do ‘Estúdio de Música Antiga’, uma formação do Conservatório ‑ Escola Profissional das Artes da Madeira, e um espectáculo visual de desenho ao vivo sobre a história da Catedral.

Este evento marca o final da iniciativa ‘A Europa na minha região’ sob o mote ‘Madeira: o nosso jardim de histórias’, uma organização conjunta da região e da Direcção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia que, durante o último mês, trouxe à Madeira actividades únicas com o objetivo de celebrar a história e cultura locais.

Os madeirenses vão poder assistir de forma gratuita a um concerto, dentro da Sé do Funchal, com obras de Pez, Händel e Schieferdecker, interpretadas por estudantes do Conservatório local, dirigidos pelo professor e cravista Giancarlo Mongelli. De seguida, poderão ver um espectáculo visual, projectado na fachada da Sé, com desenho ao vivo pelos ilustradores Roberto Macedo Alves (que criou a imagem da ‘A Europa na minha região’ na Madeira) e Antony Brazão e narração pela historiadora Rita Rodrigues, contando a história deste monumento. A sessão incluirá ainda o anúncio dos vencedores do Concurso de Fotografia e do Peddy-paper no Parque Temático da Madeira.

Esta actividade encerra um mês de eventos únicos em três locais madeirenses cuja transformação beneficiou de apoio da União Europeia: o Parque Temático, em Santana, o Museu de Fotografia – Atelier Vicente’s e a Sé do Funchal, cujos tetos mudéjares, únicos em Portugal com estas dimensões e caraterísticas, foram renovados há cerca de um ano.

Durante as últimas semanas, a população da Madeira foi convidada a participar em workshops de fotografia e desenho, em actividades sobre os sabores e tradições madeirenses, num concurso e ainda num Peddy-paper.