Madeira

Meio milhão de euros reabilita escola do 1º Ciclo na Calheta

EB1/PE da Ladeira e Lamaceiros, no Arco da Calheta, apresenta-se requalificada

Escola mudou de nome em homenagem ao antigo professor e presidente da Câmara Municipal da Calheta.
Escola mudou de nome em homenagem ao antigo professor e presidente da Câmara Municipal da Calheta., Foto DR

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, inaugurou hoje as obras recentemente realizadas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira e Lamaceiros, situada na freguesia do Arco da Calheta, concelho da Calheta.

O estabelecimento escolar, localizado na Rua da Bica, foi alvo de uma reabilitação, que incluiu intervenções no edifício escolar, no campo de jogos, nos parques infantis e na própria área envolvente ao edifício.

Sendo um estabelecimento escolar já com algumas décadas, com o decurso do tempo, começou a demonstrar algumas patologias associadas aos anos de existência.

Como tal, a SREI projectou trabalhos de reparação dos elementos estruturais do imóvel, assim como pinturas em todo o exterior do edifício e reparação do sistema de drenagem de águas pluviais da cobertura, incluindo reposição de chapas, execução de caleiras, colectores e tubos de queda.

Foi igualmente realizada a execução de alpendres exteriores, em painel sandwich, para melhoria da área de recreio coberta, respondendo, desta forma, ao interesse demonstrado pela comunidade escolar.

No polidesportivo, foi efectuada a aplicação de um novo pavimento sintético, adequado à prática desportiva, bem como uma nova vedação delimitadora, um novo sistema de iluminação e novos equipamentos desportivos.

O parque infantil também foi alvo de profunda reabilitação, tendo sido colocado um novo pavimento e novos equipamentos lúdicos.

Na cozinha, foram implementadas novas medidas de autoprotecção contra o risco de incêndio, através da introdução de porta e guilhotina corta-fogo.

Esta intervenção teve início em Abril último e ficou concluída no início deste ano escolar, representando um investimento do Governo Regional da Madeira de cerca de 495 mil euros.