Alterações Climáticas Madeira

Duarte Oliveira faz ponto da situação da corrida ao 'Planeta B'

FOTO MIGUEL RODRIGUES/ASPRESS
FOTO MIGUEL RODRIGUES/ASPRESS

O empresário e astrónomo Duarte Oliveira fez um ponto da situação da corrida que vários países e empresas estão a fazer para colonizar Marte, considerado um ‘Planeta B’, “talvez devido às alterações climáticas, aumento da população mundial e terror de uma guerra nuclear” na Terra. Falando no TEDxFunchal 2022, que decorre esta tarde, no Centro de Congressos da Madeira, o orador explicou que esta corrida está suscitar o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que poderão ser posteriormente aproveitadas para preservar o nosso planeta.

Duarte Oliveira descreveu que a exploração espacial é um objectivo de várias empresas, como a Ariane Space, Blue Origin e a SpaceX, que têm vindo a colocar naves no espaço.

A SpaceX, por exemplo, fez baixar os custos da exploração espacial, com a empresa de Elon Musk a enviar um automóvel Tesla em direcção ao ‘planeta vermelho’. Na Estação Espacial Internacional já se pratica a hidroponia (produção de alimentos) e recicla-se a urina nos astronautas, soluções que permitem evitar missões de reabastecimento.

Duarte Oliveira admitiu que a colonização de Marte vai mesmo acontecer dentro de poucos anos, apesar dos desafios que isso coloca. Desde logo, porque se trata de um planeta com menor gravidade e pressão atmosférica e maior radiação solar do que a Terra.

De qualquer modo, só em 2021 três nações chegaram a Marte com rovers e sondas – Emiratos Árabes, China e EUA. Este último país levou tecnologia que permite criar oxigénio respirável e o primeiro helicóptero. O projecto de colocar humanos em Marte implica viagens de sete meses em direcção àquele planeta e os pioneiros terão de superar vários desafios, como viver numa nave, criar próprios alimentos e explorar a superfície. “Mas tenho a certeza absoluta que vamos assistir a tudo em directo”, referiu Duarte Oliveira.