Mundo

Moçambique vacinou 4,8 milhões de jovens na primeira fase da campanha

None

Quase 4,8 milhões de jovens com mais de 12 anos foram vacinados contra a covid-19 durante a primeira fase da campanha de inoculação dos mais novos em Moçambique, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

"O balanço da primeira ronda [de vacinação de jovens] é positivo", disse Quinhas Fernandes, diretor nacional de saúde pública.

O total de 4.790.035 jovens, entre os 12 e 17 anos, foram inoculados com a primeira dose da vacina, devendo a segunda ser administrada a partir de segunda-feira, anunciou o responsável.

"A segunda dose [da vacina] para os adolescentes está marcada e deverá decorrer entre os dias 14 e 25 do corrente mês e vai acontecer em todo o território nacional", referiu Quinhas Fernandes.

A administração da primeira dose da vacina contra a covid-19 decorreu entre 27 de setembro e 11 de outubro e o Ministério da Saúde moçambicano esperava abranger 4,8 milhões de jovens.

A taxa de vacinação em Moçambique ronda os 100% da população adulta elegível e contribuiu para o recuo da doença, referem as autoridades.

Moçambique já levantou a generalidade das restrições que existiam para travar a propagação da covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.