Madeira

Insegurança na rua à noite duplica

None

Com a insegurança nas ruas do Funchal a serem tema de conversa recorrente, o DIÁRIO quis fazer a radiografia ao medo da população em andar nas ruas. O resultado dessa auscultação sustenta a notícia que faz a manchete da edição de hoje deste seu matutino.

Regra geral, os madeirenses sentem-se seguros, mas no Funchal o receio aumenta. 30% dos inquiridos na sondagem da Aximage para o DIÁRIO e a TSF-Madeira admitem que se sentem pouco ou nada seguros quando andam sozinhos à noite. E há também quem se sinta inseguro durante o dia. Nesta edição leia, também, que um homem acusa um agente da polícia de o ter agredido em desordem na Avenida Sá Carneiro.

Na capa, merecem destaque, também, as alterações climáticas e os impactos que estas têm na floresta Laurissilva. Helena Freitas é uma das oradoras da conferência de hoje sobre ‘Alterações Climáticas e o Património Mundial Natural e Cultural’, que decorre no Funchal. Em entrevista ao DIÁRIO, a bióloga e professora catedrática na Universidade de Coimbra deixa alguns alertas sobre a floresta nativa madeirense. No seu entender, “é urgente a reavaliação do estado vital do bem”.

Mas as notícias de hoje não se ficam por aqui. O Governo vai mapear as carências da diáspora. Em visita à África do Sul, Paulo Cafôfo revela que pretende “identificar a realidade socio-económica” das comunidades emigrantes. Os pedidos de ajuda disparam naquele país africano, após a pandemia.

A par disso, o desemprego no valor mais baixo dos últimos 12 anos. Ainda assim, a Madeira é a segunda região do país com a taxa mais alta de pessoas sem trabalho. Nas ‘chamadas’ de capa temos, por fim, o caso da queda da árvore no Largo da Fonte. Recurso contesta a decisão da juíza. Joana Dias separou indemnizações para acelerar o julgamento, mas a vítima insiste no processo criminal.

Estas e outras notícias fazem a edição desta quinta-feira do seu DIÁRIO. Pode acompanhar esta nova jornada informativa em dnoticias.pt ou através da rádio TSF-Madeira. Se preferir, acompanhe-nos nas nossas redes sociais e fique a par de tudo o que se passa na Região, no País e no Mundo.

Bom dia, com boas leituras!