Casos do dia

PSP resgata turista que se perdeu num trilho em São Vicente

Resgate demorou cerca de 10 horas

None
Foto Dr

Uma mulher de nacionalidade espanhola, que se encontrava de férias na ilha da Madeira, perdeu-se ao final da tarde de ontem quando realizava um percurso não recomendado conhecido por ‘Lapas Negras’, em São Vicente. Um trilho “de difícil progressão, extremamente íngreme e escarpado”.

Segundo um comunicado emitido pela PSP, a turista contactou um familiar que se encontrava em Espanha a informar que necessitava de auxílio, tendo o familiar alertado a central de emergência do Comando Regional da PSP. “Foi accionado para o local um carro-patrulha da Esquadra de São Vicente de modo a efectuar diligências preliminares de tentativa de localização e socorro mas após diversas diligências infrutíferas devido ao perigo para a vida em que se encontrava a vítima, potenciado com o cair da noite e da temperatura, em coordenação com o Serviço Regional de Proteção Civil, foi accionada a Brigada de Busca e Socorro, Salvamento e Resgate em Montanha da PSP”, informou a PSP que diz ter sido possível o contacto telefónico com a vítima, através de diligências de georreferenciação, pelas 01h30, hora em que foi localizada.

A cidadã, que apresentava ferimentos ligeiros e sinais de hipotermia, foi encaminhada por outro trilho de regresso até ao Centro de Saúde de São Vicente onde recebeu assistência médica pelas 8 horas.

A PSP informa ainda que o sucesso desta operação contou com a colaboração de um cidadão residente em São Vicente, que ao verificar movimentações policiais naquele local voluntariou-se para acompanhar e auxiliar a Equipa de Busca e Salvamento na sua missão.

“Esta acção de socorro terminou após 10 horas de se ter iniciado, num cenário com condições de progressão extremamente difíceis devido ao terreno onde se desenrolaram, especialmente no período noturno”, acrescentou, apelando a todos os cidadãos que nunca efectuem este tipo de actividade sozinhos, com condições atmosféricas adversas ou sem o vestuário adequado, e nunca percorram trilhos não recomendados.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo