Desporto

Francisca Jorge na rota do título no Madeira Ladies Open

Foto DR
Foto DR

Tudo preparado para receber algumas das melhores tenistas do ranking mundial na 3.ª edição do Madeira Ladies Open, prova organizada pela Associação de Ténis da Madeira e que tem como palco os courts de piso rápido da Quinta Magnólia.

Em plano de destaque está a portuguesa Francisca Jorge. A vimaranense de 22 anos, regressa à Região num ano em que alcançou o seu melhor ranking da carreira (295ª). e conquistou um título internacional em singulares, mais concretamente em Cantanhede. Finalista na primeira edição desta prova (perdeu apenas para a brasileira Bia Haddad Maia), Kika, tem uma palavra a dizer num torneio dotado com 25 mil dólares em prémios monetários e que vai decorrer de 13 a 20 de Novembro.

A liderar o lote de inscritas está Xiaodi You, atual 259.ª do ranking WTA.  A chinesa, que já foi 166.ª na hierarquia mundial, tem 6 títulos no currículo, e vai contar com algumas concorrentes de peso, casos da francesa Alice Robbe, da espanhola Eva Guerrero Alvarez, ou da coreana Yeonwoo Ku. O contingente português irá contar com a n.2 nacional, Matilde Jorge (irmã mais nova de Francisca) e Carolina Azadinho.

A fase de qualificação vai decorrer nos dias de domingo e segunda-feira e tem como principais tenistas a francesa Victoria Muntean ou as holandesas Stephanie Judith Visscher e Anouck Vrancken Peeters.

A apresentação oficial do torneio terá lugar no Hotel Enotel Magnólia, segunda-feira, dia 14 de novembro, pelas 18 horas.

Madeira é antecâmara do sucesso

A marca Madeira está cada vez mais vincadano calendário internacional e isso nota-se com a presença de tenistas do topo mundial na Região. 

Em 2020, a brasileira Beatriz Haddad-Maia tornou-se a primeira campeã do evento. Aproveitou o título na Região para galvanizar um percurso imaculado em 2022. Está no melhor ranking da carreira (15ª) sendo que já leva três conquistas WTA no presente ano. Está neste momento a disputar as WTA Finals na variante de Duplas. Qinwen Zheng, prodígio chinesa de 20 anos, foi a segunda vencedora do Madeira Ladies Open tendo derrotado a italiana Martina Trevisan. Ambas as jogadoras usaram o Madeira Ladies Open como rampa de lançamento para um 2022 bem sucedido. Zheng alcançou o melhor ranking de carreira (25ª em outubro de 2022), tendo já conquistado títulos WTA e vencido sets à incontestável N.º1 mundial, Iga Swiatek.  

Já Trevisan, alcançou o melhor ranking da carreira em julho de 2022 (24ª). A italiana alcançou as meias-finais de Roland Garros, torneio do Grand Slam parisiense. Conta com um título WTA, em Rabat.

Todos os encontros desta 3.ª edição serão transmitidos no canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCwhJYY6tc8JPz8CTpkcOb-g e a grande novidade serão os highlights diários na Eurosport com os melhores momentos de cada dia de prova.