Boa Noite

Entendam-se!

Conferência da SDM em Lisboa lança alerta aos governos da República e da Região. Cabe-lhes acertar agulhas para que o CINM continue atractivo. Quanto antes

Boa noite!

A Sociedade de Desenvolvimento da Madeira levou a sério o desafio de difundir e projectar no panorama nacional a importância do instrumento que diversifica e moderniza a economia regional e que contribui para a riqueza do País que não nada em dinheiro.

Da conferência e debate de hoje, em Lisboa, recheada de contributos esclarecidos, sai uma manifesta urgência, o apelo para que os governos da Região e da República, discutam com lucidez ao mais alto nível o que querem para o futuro do Centro Internacional de Negócios da Madeira. E quem percebe de diplomacia, como o socialista Luís Amado, fez as recomendações acertadas num contexto de mudança global.

Nem mais, para assegurar o Regime V não convém perder mais tempo com caprichos pessoais ou com queixinhas inconsequentes, mas definir uma base de negociação  inspirada no modelo em vigor que continua a atrair empresas, uma dinâmica que é comprovada em números.

A praça madeirense tem interesse comunitário, mesmo que de origem regional. E para que conste é um projecto nacional, mesmo que não tenha sido acarinhado como devia pelos governos da República. Por múltiplas razões, desde a paternidade à emancipação, dos preconceitos aos complexos de superioridade, das pressões externas às vozes da ira.

Só que o tempo urge. Se não for pedir muito, entendam-se. Nesta, como em outras matérias. De forma transparente e responsável. Quanto antes.