A Guerra Mundo

Director da AIEA volta a Kiev para negociar zona segura em Zaporijia

None
Foto EPA

O diretor-geral da agência da ONU para a área do nuclear anunciou hoje que está de regresso a Kiev para continuar a negociar a criação de uma zona de segurança para evitar um acidente na central nuclear de Zaporijia.

"Continuarei o trabalho para criar uma zona de proteção de segurança nuclear à volta da central nuclear de Zaporijia", no sul da Ucrânia, disse o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), o argentino Rafael Grossi, numa mensagem na rede social Twitter, na qual indicou que estava a caminho da capital ucraniana.

Grossi encontrou-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira na cidade russa de S. Petersburgo.

Na semana passada já se tinha encontrado com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para tentar fechar um acordo que evite um acidente na central de Zaporijia, o maior complexo nuclear ucraniano e também da Europa.

A central foi ocupada pelas forças russas nos primeiros dias da ofensiva militar lançada por Moscovo no território ucraniano, iniciada no final de fevereiro, e tem estado sob intensos bombardeamentos.

O diretor-geral da AIEA informou entretanto que já foi restabelecido o fornecimento de energia à central nuclear, que tinha sido hoje novamente interrompido devido aos danos causados por um bombardeamento de uma subestação elétrica.

"Precisamos de uma zona de proteção o mais rápido possível", pediu Grossi, na mesma mensagem.

A central de Zaporijia já perdeu e recuperou a energia elétrica várias vezes, nos últimos dias, forçando a ativação de geradores a diesel de emergência para manter os sistemas vitais a funcionar.

A AIEA tem alertado há meses para o perigo de um acidente nuclear em Zaporijia e para a necessidade de criar uma área de proteção à volta da central ucraniana, que a Rússia não apenas ocupou militarmente, mas também declarou ser propriedade do Estado russo.