Coronavírus Madeira

Linha SRS 24 já está operacional

Recurso à 'linha covid' só em "situações especiais", nomeadamente havendo sintomas

Perante um teste positivo feito num dos postos aderentes, o cidadão não precisa contactar a linha SRS24. Foto Aspress
Perante um teste positivo feito num dos postos aderentes, o cidadão não precisa contactar a linha SRS24. Foto Aspress

Numa nota enviada à comunicação social, a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil dá conta de que a Linha SRS24 (800 24 24 20), já se encontra operacional, uma vez que a anomalia técnica ontem identificada já foi corrigida. 

A mesma fonte volta a lembrar que "o recurso à linha SRS 24 deve ser feito em situações especiais, nomeadamente se o utente apresenta algum sintoma que possa estar relacionado com a covid-19, tais como, tosse, febre, dor de cabeça". 

Perante um teste positivo, os cidadãos devem manter a calma e cumprir o isolamento no período recomendado. "Se estiver sem sintomas, ao fim do 5º dia em isolamento, o cidadão retoma a sua actividade, cumprindo as regras de protecção individual em vigor. O uso de máscara é obrigatório em qualquer situação", reforçam. 

Ao receber um resultado positivo de um teste feito por um profissional de saúde, num dos postos aderentes à testagem massiva, não é necessário contactar a Linha SRS24 ou qualquer outra entidade, a não ser que tenha sintomas, "uma vez que essa comunicação é automaticamente partilhada com as autoridades de saúde". 

Tal como já ontem havia sido noticiado, "está a ser ultimada uma ferramenta electrónica, através da qual será possível solicitar declarações e atestados de recuperados de forma célere.  Assim que este processo esteja concluído será disponibilizado o meio para aceder à aplicação, o mais breve possível".