Comunidades Madeira

Fotógrafo madeirense Braulio Rocha em destaque no The New York Times

Foto Nasuna Stuart-Ulin/The New York Times
Foto Nasuna Stuart-Ulin/The New York Times

Braulio Rocha, madeirense de 45 anos, radicado em Montreal no Canadá, acaba de ter amplo destaque no conceituado jornal The New York Times, pelo seu trabalho fotográfico, nomeadamente em eventos ligados á comunidade judaica.

Natural do Funchal e tendo estudado na Escola Secundária Francisco Franco, é co-fundador do estúdio de fotografia Rochastudio, projecto nascido em 2015, numa das principais cidades do Canadá, na província de Quebec.

De acordo com o TNYT, Braulio Rocha começou como porteiro e "agora é o rei da fotografia de Bar Mitzvah de Montreal". Estas cerimónias de iniciação dos jovens judeus como membros da comunidade judaica, conta o jornal que "com um toque de ousadia e 'uma ajudinha de Deus'", este "imigrante católico português trocou o seu esfregão por uma câmera".

E tudo começou por acidente, pois enquanto cuidava da limpeza da sinagoga onde trabalhava, deparou-se com a falta do fotógrafo contratado para um cerimónia de circuncisão de um bebé, com a família em pânico, ele que "chegara recentemente ao Canadá vindo da Madeira com uma poupança de 50 dólares e uma velha máquina Canon surrada que sempre carregava consigo no carro", foi o fotógrafo acidental que lhe viria a mudar a vida.

Conta a publicação na sua edição impresa do último dia de 2021 que Braulio Rocha "nunca conheceu um judeu antes de colocar os pés na sinagoga Shaar Hashomayim de Montreal em 2015" e "agora é tão procurado que às vezes faz cinco cerimónias de bar e bat mitzvah por semana, está agendado para bar mitzvahs até 2023 e emprega uma equipa de oito fotógrafos assistentes. Recentemente, expandiu para casamentos hassídicos" (judaicos). E acrescentam: "Também trocou o seu antiquado Canon por um modelo de 3.200 dólares, comprou um Volvo SUV e mudou-se de um apartamento apertado para uma casa de quatro quartos no subúrbio, cheia de roupas Armani".

O resto história poderá ler aqui.