Madeira

Hi Fly realiza voo 'supersónico' e bate recorde de ligação Madeira-Lisboa

Foto DR/Hi Fly
Foto DR/Hi Fly

O Comandante Carlos Mirpuri, coadjuvado pelo Capitão Ruben Morais e toda a sua equipa, registou ontem um tempo recorde de voo entre a Madeira e Lisboa, a bordo de um Airbus da companhia Hi Fly. A certificar esta marca dois membros em representação da FAI (World Air Sports Federation) a bordo, que acertaram que o tempo de voo foi de 70 minutos (uma hora e 10 minutos).

A informação foi revelada pela companhia de aviação, tendo sido usado um avião A330-900neo, matrícula CS-TKY, que percorreu a distância de 565 milhas náuticas.

Carlos Mirpuri comentou que “alcançar um tempo recorde de voo nesta rota requer um conjunto de condições que raramente se combinam. Isso significa fortes ventos de cauda de sudoeste no caminho e ventos de nordeste em Lisboa. Também é conveniente sair da pista 05 na Madeira, normalmente inviável com ventos de sudoeste, e aterrar na pista 03 em Lisboa. Hoje tivemos um vento de cauda razoável, longe do ideal, e fomos obrigados a usar a pista 23 na Madeira, e a pista 21 em Lisboa, o que significa a pior combinação possível”.

E continuou: “Mas contra todas as probabilidades e com bom apoio do Controle de Tráfego Aéreo, ainda conseguimos cobrir as 565 milhas náuticas dessa rota em um tempo recorde de 70 minutos, que agora se torna uma marca oficial na presença dos juízes da FAI.”

Dizem que a escolha de “um nível de voo de cruzeiro oferecendo o mais alto TAS (velocidade do ar real) e o ponto adequado de iniciação e desaceleração da descida desempenhou um factor importante”, pelo que, além disso, “um desvio ISA positivo nos ajudou a atingir uma velocidade real de 500 nós. Durante grande parte do cruzeiro, tivemos ventos de cauda em média 35 nós”.

Recorde-se que, anteriormente, “o comandante Mirpuri havia alcançado na mesma rota 64 minutos com um A320 e 59 minutos com um A330”, mas na altura tivera uma “boa escolha de pistas e melhores ventos de cauda”. Contudo, “esses tempos não foram observados pelos juízes da FAI, pois não foram planeados, mas sim retirados das condições ambientais existentes no dia”, explica a Hi Fly.

O comandante ainda acrescenta que “70 minutos de rodagem com esta combinação de pista é um tempo incrível”, marca que agora se torna oficial. “Normalmente a distância entre a Madeira e Lisboa é feita por aviões comerciais num tempo de voo de 75 a 80 minutos para uma configuração de pista 05/03 e 85 a 90 minutos para uma configuração de pista 23/21”, explica.

A nota conclui com um facto interessante, o de que o Comandante Mirpuri detém também o recorde de número máximo de passageiros a sair da Madeira com destino a Lisboa. Com um A330-300 em configuração de alta densidade, o número impressionante de almas a bordo era de 410.”